Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
CBF mostra imagem com linhas do VAR e vê anulação de gol de Rony correta
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A CBF tem imagens do VAR completas do lance do gol anulado de Rony, do Palmeiras, com linhas traçadas que determinaram o impedimento. A entidade entendeu que a decisão do árbitro do vídeo foi correta ao invalidar o tento na partida contra o Atlético-MG. Mas o árbitro de vídeo, de fato, só tinha um ângulo em diagonal para tomar a decisão. A câmera lateral não pega o lance.
Nesta terça-feira, a comissão de arbitragem da CBF divulgou o vídeo do VAR do lance do atacante palmeirense, no programa "Papo de arbitragem". O presidente da comissão, Wilson Seneme, vai referendar a decisão do árbitro de vídeo.
A anulação gerou dúvida porque só havia uma imagem com ângulo ruim para determinar que Rony estava impedido antes de fazer um gol de bicicleta. O VAR da CBF de fato tem uma só câmera disponível. "Vai ter que ser aqui mesmo. Porque é a única câmera que ele tem", diz o árbitro de vídeo.
Seneme explicou: "Por que não colocou outra câmera que dê para ver mais em linha reta? A transmissão que dá os ângulos que o VAR pode usar. O VAR trabalha com as câmeras da transmissão. A única câmera, que ele utilizou, que pegaria um visual melhor seria a câmera 1 do meio-campo", explicou Seneme. A câmera lateral não pega Rony e o defensor do Galo.
Mas o presidente da comissão de arbitragem diz que o programa de computador corrige problema. "Para o nosso visual é prejudicado. Mas o software corrige isso. Por isso, na nossa visão, o árbitro trabalhou dentro do que podia, de maneira correta", completou Seneme.
A CBF possui uma imagem mais completa do que a exibida pela transmissão da Globo, com as linhas traçadas pelo VAR. Essas imagens foram disponibilizadas para a TV Globo, mas foram usada em uma versão editada. As imagens mostram que a linha de Rony e do defensor do Atlético-MG não se tocam e, por isso, estaria caracterizado o impedimento na visão da CBF.
"Podemos ver no detalhe que a linha vermelha não está tocando a azul. Isso caracteriza o impedimento. Por mais que seja um golaço. O VAR trabalhou de maneira correta", diz Seneme.
Ele afirma que as imagens da revisão do VAR foram disponibilizadas para a transmissão. Mas que foi uma decisão da Globo não usar o vídeo completo. "E nesse jogo, da transmissão, ele tava o sinal aberto e liberado. Cabe a transmissão do jogo analisar se vai liberar. Todos os jogos estão liberados a transmissão", diz Seneme.
Palmeiras para torcedores
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.