Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Libra avança mesmo com relação tensa entre Flamengo e Palmeiras

Colunista do UOL

31/05/2023 12h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Libra avançou na última semana em pontos relevantes para o desenvolvimento da Liga para organizar ou comercializar o Brasileiro. Isso ocorreu mesmo com uma relação de atritos entre Flamengo e Palmeiras dentro do grupo.

A Libra é o grupo de 18 clubes composto por Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Bragantino, Flamengo, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Bahia, entre os da primeira divisão.

Nos últimos dias, a Libra teve duas decisões relevantes: 1) fechou nova fórmula para divisão de receita com extensão de garantias 2) acordou uma proposta de investimento de R$ 4 bilhões com o Mubadala para a venda só dos direitos de parte dos direitos comerciais dos 18 times da Libra.

Esses avanços foram marcados, novamente, por relação tensa entre dirigentes de Flamengo e Palmeiras na reunião da Libra, na sexta-feira. O ponto de atrito foi relacionado à aprovação da extensão de garantias mínimas, que eram só de Flamengo e Corinthians, para outros clubes.

Os dirigentes rubro-negros - o presidente Rodolfo Landim e seu vice Rodrigo Dunshee - participavam de forma virtual. Mas pediram explicações detalhadas para os advogados da Libra porque entenderam que alguns pontos das mudanças e do estatuto da Libra não ficaram claros. Houve debates com o advogado da Liga é André Sica, que também advoga para Palmeiras, Red Bull, Cruzeiro, dentre outros times do grupo.

O clima foi descrito por alguns participantes como muito ruim. Tanto Landim quanto Leila demonstraram irritação ou impaciência em partes da reunião. Não houve, no entanto, um atrito direto entre eles.

Outros envolvidos na reunião minimizam a tensão. O entendimento entre parte dos membros da Libra é de ser normal negociações ásperas quando se trata de falar sobre dinheiro, e concessões das duas partes.

Apesar desse clima tenso, a Libra aprovou tudo que foi proposto por unanimidade. Há uma sensação de que o grupo avançou bastante na última semana. A próxima etapa é de negociações com a Liga Forte Futebol para uma posição de clubes se vão migrar para a Libra e o processo para adesões de contrato com o Mubadala.