Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Criticado por Sampaoli, gramado do Maracanã terá recuperação e descanso

Arrascaeta, do Flamengo, no gramado do Maracanã - Ricardo Moraes/Reuters
Arrascaeta, do Flamengo, no gramado do Maracanã Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Colunista do UOL

10/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após o jogo com o Racing, o técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, criticou duramente o gramado do Maracanã. A administração do estádio, que é feita pelos rubro-negros e pelo Fluminense, já tem previsão de um período de recuperação e troca de grama durante os próximos 15 dias de data Fifa.

A avaliação na gestão do Maracanã é que o gramado está cansado pelo excesso de jogos. Foram quatro só em oito dias de junho. Há o entendimento, no entanto, que as críticas de Sampaoli foram exagerados porque o campo não é visto como "muito ruim".

"Estado do gramado muito ruim, quase impossível de jogar. Por isso muito estranho que quase 70 mil pessoas venham ver um jogo nesse tipo de gramado. (...) Seguimos tentando, peço ao clube para que intervenha na melhoria do campo, para jogarmos em um campo melhor", disse o treinador. Arrascaeta também corroborou as críticas do treinador.

Na sexta-feira, dia seguinte ao jogo, foi iniciado o corte da grama do Maracanã para poder semear as sementes de inverno. Por isso, na partida entre Flamengo x Grêmio, no domingo, o gramado deve perder a coloração, o que é normal neste período.

Depois disso, será jogada areia para garantir a umidade para melhorar a germinação da grama de inverno. Aproveita-se o período das duas datas Fifa em que o campo ficará nove dias sem ser utilizado.

O Maracanã é o campo mais utilizado do país e, por isso, constantemente há desgaste e necessidade de descanso.