Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com Galo em dúvida, clubes analisam adesão a investidor da Liga Forte

Dirigentes do Galo ainda não decidiram sobre acordo com investidor da Liga Forte Futebol - Bruno Sousa/Atlético-MG
Dirigentes do Galo ainda não decidiram sobre acordo com investidor da Liga Forte Futebol Imagem: Bruno Sousa/Atlético-MG

Colunista do UOL

20/06/2023 12h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Liga Forte Futebol apresentou os termos finais da proposta do investidor Seregenti e da corretora LCP para compra de 20% dos direitos do Brasileiro. Os 26 clubes analisam o contrato para adesão definitiva. O Atlético-MG é um clube que passou a ter dúvidas e estuda se aceitará a oferta.

A Liga Forte Futebol conta com Galo, Inter, Fluminense, Fortaleza, Athletico-PR, em um total de 26 times.

A proposta apresentada pelo fundo Seregenti e pela corretora LCP tem temos similares aos do MOU (Memorando de Entendimento) assinado por 26 clubes, dois deles não foram referendados pelo Conselho Deliberativo. A oferta é de R$ 2,3 bilhões por um quinto dos direitos comerciais e de televisão da Série A. Os investidores passarão a negociar os direitos se a proposta for aceita.

Houve algumas alterações na proposta benéficas aos clubes, mas que não mudaram a essência do acordo.

Na sexta-feira, em reunião, foram apresentados alguns pontos de ajustes, principalmente de remuneração de times da Série C. E, nesta semana, foi entregue o contrato definitivo para análise de clubes.

Uma preocupação dos intermediadores do negócio, como a XP, é garantir a segurança dos fundos para pagar os clubes. A informação é que de todo o dinheiro já está coberto por captações feitas com investidores, e que há novos interessados.

O Atlético-MG é um clube que passou a ter dúvidas sobre a adesão à oferta do fundo Seregenti e da LCP. O clube agora trata a questão de forma mais técnica e jurídica, ainda espera ter maior segurança para confirmar a adesão. Oficialmente, ninguém no Galo está falando sobre o assunto.

No caso do Internacional, o presidente Alessandro Barcelos é entusiasta do acordo. Mas o Conselho Deliberativo do clube ainda não deu um aval para aceitar a oferta. Há discussões acaloradas entre os conselheiros sobre o assunto.

A ideia da Liga Forte Futebol é que os clubes assinem o termo de adesão definitivo para se tornar a representante de negociação de bloco de direitos. Como a Libra retém outros clubes, não há possibilidade de Liga única no momento.

Após a assinatura, haveria uma análise do negócio pelo Cade, já que os direitos de televisão passam são objeto de regulação do órgão por questões concorrenciais. A XP garantiria um recebimento imediato dos clubes de seus pagamentos, mediante garantia, enquanto fosse analisado esse caso. O negócio tem até 6 de julho para ser concretizado, data que expira o pré-contrato atual.