Libra já negocia com a Globo direitos de TV do Brasileiro de 2025
A Libra já tem negociações com a Globo para venda dos direitos de TV dos seus clubes no Brasileiro a partir de 2025. Há ainda conversas em andamento com a Amazon. É o início da transação em bloco da Série A, embora a Globo também tenham mantido contados individualmente com os times durante este período.
Há nove clubes da Libra na primeira divisão do Brasileiro hoje: Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Bahia.
Por um acordo inicial, a Libra entende já ter o poder de representar os clubes em negociações com as TVs. O bloco, no entanto, não está completamente consolidado já que alguns clubes continuam a ter conversas em paralela com a emissora. De qualquer maneira, o formato aprovado na Libra prevê passar por um comitê dos clubes que tem o poder de aprovar ou não o acordo. E alguns clubes da Li
Isso ocorre de forma independente ao pré-contrato (Memorando de Entendimento) assinado com o fundo Mubadala. Esse acordo tem 60 dias para ser finalizado com a possibilidade de venda de até 20% dos direitos de TV dos clubes.
Há um mês iniciaram as conversas entre Libra e Globo sobre o Brasileiro de 2025. Em paralelo, há negociações com a Amazon, que são conhecidas pela emissora global. Isso porque os dois veículos são parceiros na Copa do Brasil, onde dividem direitos de jogos.
Essa negociação não significa que a Libra vai fechar com a Globo. Pode-se optar por outro caminho se houver propostas melhores.
No total, os clubes da Libra contam com um pacote de 171 jogos, o que representa 45% do Brasileiro. Mas esse grupo de partidas inclui 27 jogos de cada um dos quatro times da maior torcida do Brasil, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Além disso, há outros quatro times de grande torcida, Grêmio, Galo, Bahia e Santos. Por isso, há uma estimativa dentro da Libra que ficará com 75% a 90% do bolo de TV.
Apesar da negociação em bloco, a Libra ainda tem o objetivo de formar uma liga com uma união com os clubes que estão filiados. O entendimento na Libra é que isso pode não acontecer no primeiro ciclo, com um contrato de três a cinco anos. Mas pode-se se desenvolver para um grupo único no futuro.
Dos times da Série A, outros 10 equipes formam um bloco de negociação, incluindo a Liga Forte Futebol e a quatro SAFs. Neste bloco, estão Fluminense, Fortaleza, Athletico-PR, Cuiabá, Goiás, América-MG, além das quatro SAFs em outro grupo, Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Coritiba. O Internacional, embora faça parte da LFF, ainda não tem acordo assinado com nenhum lado.
A estimativa da LFF é de que tem ativos acima de 50% do bolo de TV. O raciocínio é de que, em média, poderia ter seis jogos por rodadas do Brasileiro. Além disso, a LFF entende ter em torno de metade dos valores atuais dos contratos de TV com a Globo.
Deixe seu comentário