Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
ReportagemEsporte

CBF prevê Data Fifa livre em 2024, mas tem desafio com torneios da Conmebol

A diretoria da CBF prevê que o calendário de 2024 não tenha conflito entre as Datas Fifa das seleções e os jogos de times brasileiros. Assim, repetiria o que ocorreu na atual temporada. Mas há um desafio para encaixar esse cenário: os jogos dos torneios da Conmebol tanto de clubes quanto de seleções nacionais.

Na próxima temporada, haverá uma Copa América, nos EUA, de junho a julho. Há ainda jogos duplos de eliminatórias em setembro, outubro e novembro de 2024.

Além disso, a Conmebol tem inflado seus torneios de clubes. Criou um playoff de estreia na Sul-Americana com times que caíram na Libertadores. Isso obrigou a CBF a remanejar datas. A confederação continental também estuda uma competição de clubes com EUA e México.

A diretoria da CBF já traçou os cenários possíveis para o calendário, mas espera primeiro a definição da Conmebol. A confederação sul-americana entrega as datas de seus torneios, Libertadores, Sul-Americana, Copa América, até o final de setembro.

A partir daí, os dirigentes brasileiros podem encaixar os jogos nacionais. A promessa do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é manter as Datas Fifa livres de jogos de times. E já avisou isso para a diretoria de competições.

Mas a questão da Copa América pesa, já que é um torneio a mais. Ednaldo já visou a Conmebol que o calendário de jogos do Brasil não comporta mais partidas sul-americanas.

Não haverá modificação nos Estaduais, que manterão as datas atuais no plano traçado pelo presidente da CBF. Como o Brasileiro terá 38 datas, e a Copa do Brasil será mantida, será preciso encaixar tudo para preservar os clubes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.