Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Desafio similar ao Maracanã pode levar Arena MRV a ter grama sintética

O Atlético-MG estreia a sua Arena MRV diante do Santos, neste domingo, no Brasileiro, com grama natural. Mas já há uma tendência de que, no futuro, o clube caminhe para implantar um campo sintético. Um dos motivos é um problema de sombreamento similar ao que ocorre no Maracanã.

A Arena MRV foi construída com a estrutura de estádio moderno, isto é, mais fechada e com mais cobertura. Isso aumento a sombra sobre o solo principalmente no setor norte do campo.

O ângulo em que a arena foi projetada tem como objetivo reduzir o impacto do som de shows na população vizinha. Por isso, a estrutura de show foi preparada para receber os eventos no lado Norte. É também o lado onde há um sombreamento do campo.

E qual o problema da sombra no campo? A grama de verão, Bermuda, necessita de muito sol e o Atlético-MG já vai usar luzes artificiais. A grama de inverno, Ryegrass, precisa de menos luminosidade, mas não é tão resistente em lugares quentes, sendo que o inverno brasileiro tem dias quentes. Essa é a mesma questão que afeta o Maracanã, também com sombra no gol norte.

Portanto, a grama sintética poderia resolver o sombreamento e a necessidade de fazer shows para gerar receita para pagar a arena. O custo final foi de R$ 746 milhões, sem considerar as contrapartidas em obras viárias e impacto. Esse foi o número divulgado pelo CEO Bruno Muzzi.

"Estádios atuais são muito fechados e tem um problemas sério de luminosidade. Então, quando não tem sol, a grama sente. Na parte Norte, e a gente está no inverno, fizemos replantio da Ryegrass, a grama Bermuda morre na temperatura mais baixa. Ela (Ryegrass) é uma grama fininha, o Atlético-MG treinou lá, o gramado sofre. A luminária temos lá, usamos sem restrição. Acabou o treino, andei no gramado, para a gente se organizar", contou Muzzi, em coletiva durante a semana.

Na sequência, ele afirmou: "Muito provavelmente vamos substituir pelo sintético".

A Arena MRV diz que ainda é um estudo sobre a grama sintética. É um custo extra para o estádio. O que será levado em consideração é justamente o impacto das sombras e dos shows.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.