Argentina, Uruguai e Paraguai têm vagas garantidas na Copa-2030. Entenda
A Argentina, o Uruguai e o Paraguai terão vagas garantidas na Copa do Mundo de 2030. Isso foi confirmado na entrevista coletiva feita pela Conmebol para anunciar que receberia três jogos inaugurais da competição nos países. Toda a divisão de jogos do Mundial foi um acordo costurado entre dirigentes da Europa, América do Sul e da cúpula da Fifa.
Sedes da maior parte da Copa, Espanha, Portugal e Marrocos também terão seus lugares garantidos. Assim, das atuais 48 seleções para a Copa, já são seis times participantes conhecidos.
O presidente da Associação Paraguai de Futebol, Robert Harrison, foi o responsável por confirmar a classificação dos países sul-americanos. Quando perguntados, os dirigentes fizeram uma brincadeira: Chiqui Tapia, da AFA (federação argentina), perguntou aos colegas se estavam classificados. Harrison, rindo, respondeu:
"Já estamos classificados os três. O torneio se origina na América do Sul com jogos inaugurais, Montevidéu, Buenos Aires, Paraguai. Logo vai para Espanha, Portugal e Marrocos, onde caímos no grupo. As três seleções já estão classificadas", disse o dirigente.
Esse acordo referendado no Conselho da Fifa deu o Mundial para os países europeus que tinham maiores condições de recebe-los e eram favoritos. Ao mesmo tempo, permitiu a Conmebol que possa apresentar três partidas para não se considerar derrotada por não ter o Mundial que representa 100 anos da competição.
As vagas garantidas são outra forma de agradar os três países, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Chile, que inicialmente também estaria entre as sedes do Mundial de 2030, ficou de fora. A informação do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, é que se tratou de uma decisão da Fifa.
"Foi uma decisão que tomou a Fifa. Nós fazemos a proposta, e eles decidem como e quem", explicou.
A Fifa e a Conmebol terão de tomar uma decisão sobre como ficarão as eliminatórias já que três países dos 10 já estarão classificados. Para a Copa de 2026, são distribuídas 6 vagas e meia para o continente.
Deixe seu comentário