CBF propõe à Conmebol realizar a final da Libertadores de 2024 nos EUA
A CBF decidiu não se candidatar a receber as finais da Libertadores e da Sul-Americana em 2024. Ao mesmo tempo, a entidade fez a uma proposta à Conmebol de realizar a decisão do principal torneio continental nos EUA no próximo ano.
A ideia foi exposta pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, agora em outubro. Além disso, a confederação formalizou a sugestão em documento à entidade sul-americana.
Foi uma resposta a uma consulta que a Conmebol fez às federações nacionais sobre quem gostaria de apresentar candidatura para a final da Sul-Americana e Libertadores. Foi o primeiro passo do processo de escolha do local dos dois jogos.
A CBF sabia que não receberia a final da Libertadores em 2024 já que o Maracanã será a sede da decisão deste ano, no dia 4 de novembro, no jogo entre Fluminense e Boca Juniors. E também não quis se candidatar para receber a Sul-Americana.
A sugestão de Ednaldo Rodrigues de levar o jogo para os EUA tem alguns argumentos: 1) haveria uma maior receita financeira e portanto remuneração às federações nacionais 2) aproveitaria o crescimento do futebol no país que receberá a Copa do Mundo em 2026 para divulgação da competição 3) A Conmebol já organizará a Copa América no país no próximo ano, em acordo com a Concacaf.
Ao ouvir a ideia, Alejandro Dominguez indicou que seria preciso dar chance a outros países sul-americanos de receber o jogo. Mas não há nada fechado sobre a escolha da sede da final de 2024.
A Argentina até agora não recebeu uma decisão da Libertadores. Brasil, Uruguai, Peru e Equador já foram sedes da final única da competição.
Dominguez e Rodrigues tiveram conversas na semana passada sobre a organização da final no Maracanã. A Conmebol não quis abrir mão de ter o estádio fechado por 13 dias e, portanto, não aceitou a realização de um jogo do Flamengo no período. Agora, a CBF procura uma solução para a data da partida.
A sugestão da confederação brasileira de levar o jogo para os EUA, no entanto, não teve relação com esse debate.
Deixe seu comentário