Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Brasileiro mais longo tem como pano de fundo atrito entre CBF e Conmebol

A CBF decidiu prolongar o Brasileiro por mais três dias: o encerramento será no dia 6 de dezembro, e não mais no dia 3. A medida teve como objetivo evitar marcar jogos adiados na Data Fifa. Como pano de fundo, há um atrito entre a Conmebol e a CBF por questões relacionadas ao calendário.

O problema começa porque a Conmebol decidiu criar um playoff para a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. Com isso, utilizou duas datas extras do calendário nacional, e acabou com a folga que a CBF tinha para remanejar jogos.

Entre as partidas que precisavam ser realocadas, estavam os jogos de Fluminense x São Paulo (tricolor carioca é finalista da Libertadores) e Fortaleza x Cruzeiro (finalista da Copa Sul-Americana).

Depois, surgiram mais duas partidas impactadas: Flamengo x Red Bull Bragantino (Maracanã fechado para final da Libertadores) e Botafogo x Fortaleza (problema de apagão).

Não havia datas de folga (ou escape como chama a CBF) por conta das alterações no calendário feitos pela CBF. Com isso, teria de usar Datas Fifa A diretoria da CBF não queria fazer isso alegando que afetaria o equilíbrio do campeonato. Por isso, o Brasileiro foi prolongado. Esse jogos ficaram nos dias 22 e 23 de novembro.

Em seu ofício, em que prolonga o Brasileiro, a CBF alfinetou a Conmebol:

"Como se constata das razões acima apresentadas pela CBF, alterações ocorreram no calendário da CONMEBOL, como a criação da fase de playoff da CONMEBOL Sul-Americana, e outros fatos extraordinários, que impactaram de forma extremamente negativa no calendário do Campeonato Brasileiro Masculino da Série A, acabando com todas as datas de escape e gerando severos entraves à CBF para a remarcação das partidas pendentes e a definir".

Anteriormente, a confederação brasileira tinha enviado um documento à Conmebol contestando a mudança, sem receber resposta. Há um incômodo na CBF pelo fato de a confederação sul-americana avançar cada vez mais em datas sem considerar que o calendário brasileiro já é bastante cheio.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.