Novo Mundial de clubes da Fifa cria aperto extra no calendário brasileiro
O Conselho da Fifa decidiu que o seu novo Mundial de clubes será disputado por um período de quase um mês em 2025: de 15 de junho a 13 de julho. Esse cronograma cria um desafio extra para o já complicado calendário do futebol brasileiro.
O novo Mundial será disputado no formado da Copa do Mundo, com 32 times, sendo seis da América do Sul. Já estão classificados Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores nos últimos três anos.
Isso significa que esses três times não poderão jogar pelo menos em um período de quase um mês no meio da temporada. Para se ter ideia, no calendário da CBF para 2024, há oito rodadas do Brasileiro nesse período determinado para o Mundial.
E lembremos: a competição será nos EUA e, portanto, exigirá uma viagem longa. Os três times brasileiros disputarão pelos menos três jogos da fase de grupos se não avançarem na competição.
Os times já serão prejudicados em 2024 porque as partidas da Série A não vão parar para a Copa América. O período é parecido com o do Mundial de Clubes, no caso de 20 de junho a 14 de julho.
Na sequência, em 2026, haverá a Copa do Mundo nos EUA, México e Canadá também no meio do ano. Neste caso, a CBF terá de paralisar o Brasileiro e dividi-lo em dois.
Assim, serão três anos seguidos com o Brasileiro afetado no meio por competições da Fifa e da Conmebol. Com consolidação do Mundial de Clubes, isso vai se tornar uma rotina. O Brasil só terá um ano de calendário mais livre como ocorreu em 2023.
Deixe seu comentário