Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como plano de Fla, Palmeiras e dez times 'suspende' Série A na Copa América

A proposta de 12 clubes da Série A altera o calendário e suspende a realização de todos os jogos do Brasileiro durante a Copa América para evitar desfalques. O grupo já enviou um ofício à CBF, que demora para responder. O blog obteve todos os detalhes do plano.

Primeiro, a ideia surgiu com o Flamengo e foi levada para os maiores clubes da Série A. Houve adesão de cara de Palmeiras, Athletico-PR, Fluminense, Red Bull Bragantino, Botafogo, São Paulo e Vasco, e todos assinaram o ofício. Posteriormente, juntaram-se ao grupo Internacional, Criciúma e Corinthians.

Para entender a proposta, é preciso primeiro lembrar que a CBF fez um calendário em que nove datas do Brasileiro da Série A são coincidentes com a Copa América ou período anterior de jogos de seleção. Todos os jogadores de seleções sul-americanos, portanto, desfalcariam seus times por quase um quarto da Série A.

É um cenário não visto em nenhum país de elite no mundo e recorrente no Brasil.

Os clubes fizeram a proposta ainda sem ter nem o regulamento, nem a tabela da Série A. Esses itens são liberados após o Conselho Técnico. A CBF demora a realizar a reunião de clubes da Série A justamente para postergar essa discussão. No documento, os clubes argumentam que podem ter suas equipes titulares atingidas.

Veja ponto a ponto o plano:

  • Remanejar os jogos das oitavas e quartas da Copa do Brasil para antes ou depois da Copa América. Assim, os jogos da competição mata-mata que seriam afetados por desfalques. Assim, quatro rodadas do Brasileiro seriam colocadas nas datas da Copa do Brasil.
  • As duas finais da Copa do Brasil passariam para datas posteriores ao final do Brasileiro, isto é, em dezembro. Seria prolongado o final da temporada. Ao mesmo tempo, as duas datas seriam usadas para duas rodadas do Brasileiro.
  • Redução do intervalo de jogos da Série A de quatro dias para três dias. É pedida uma garantia de que os clubes tivessem o mesmo número de dias de descanso. Assim, a tabela seria apertada e outras três rodadas do Brasileiro seriam encaixadas fora do período da Copa América.

Os clubes pedem que os times com atletas convocados não sofram perdas e não depreciem o Brasileiro. O ofício já está há 11 dias com a CBF.

A entidade tem uma resistência à alteração do calendário. Seus argumentos: 1) prolongar a temporada afeta as férias e teria de ser negociado com sindicato. 2) A Globo terá de ser ouvida sobre as datas da Copa do Brasil, pois paga pelos direitos. 3) times do Nordeste seriam afetados por jogos com intervalos menores.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.