Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

STJD investigará acusação de John Textor envolvendo árbitros e propina

A procuradoria do STJD vai investigar a acusação do dono do Botafogo, John Textor, que alega ter gravações de árbitros discutindo propina. O dirigente fez a denúncia em entrevista ao "O Globo" e não apresentou nenhuma prova.

Desde o Brasileiro-2023, Textor tem feito feito acusações de corrupção e de manipulação de arbitragem no campeonato. Ele entrou com uma denúncia ao STJD sobre o caso, baseado em um relatório de uma empresa, mas essa foi arquivada. O dirigente é processado pela CBF pelas acusações de corrupção à CBF de 2023.

Ao Globo, Textor disse:

"Alguém dizer que não há corrupção no Brasil, quando eu tenho juízes gravados reclamando de não terem suas propinas pagas... Talvez a CBF não devesse me processar. Eu não acusei o Ednaldo. Nunca disse nada sobre ele. Ele não é um corrupto. Ele é um homem que comanda uma organização que provavelmente precisa administrar melhor a corrupção externa. Porque é uma batalha contra fatores externos. É uma batalha que existe e está aqui. Houve manipulações e erros em 2021, 2022, 2023, e nós temos provas."

O procurador do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, confirmou ter determinado um abertura de inquérito das acusações. O dirigente será chamado a depor e a apresentar as provas/gravações que diz ter com ele.

O blog apurou que, na primeira denúncia, Textor não apresentou nenhuma gravação de árbitro sobre propina. Ele usou como base para sua acusação no STJD de manipulação um relatório de uma empresa francesa que alega ter verificado as partidas.

A Abrafut, associação de árbitros, soltou uma nota criticando o dono do Botafogo. Há uma promessa de medidas jurídicas. Veja um trecho:

"O teor das acusações é muito sério, pois ofende a honra e a moral de toda uma classe de trabalhadores que está em seu campo de atuação, exercendo sua função com honestidade, responsabilidade e transparência.

É inadmissível que uma pessoa com tanta visibilidade e responsabilidade social, ocupando um cargo que deveria ter seu reconhecimento pelo respeito, venha a público difamar, desonrar e colocar em descrédito a idoneidade de toda uma categoria.

Continua após a publicidade

A ABRAFUT , com seus 500 associados, está nesse momento tomando medidas cabíveis junto ao seu corpo jurídico, para que sejam tomadas as devidas providências nesse caso, iniciando hoje mesmo pela esfera desportiva, onde será apresentado o devido requerimento para que seja instaurado o competente inquérito, objetivando que todas as provas existentes sejam demonstradas e colhidas em regime de urgência.

A integridade e a honra das pessoas e profissionais corretos não pode esperar 30 dias, a ABRAFUT usará todos os meios legais para que qualquer prova ou acusação seja devidamente apresentada e apurada, sob pena de responsabilização dos que fazem graves acusações sem provas."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes