Brasil tem número inédito de cabeças de chave no sorteio da Libertadores
O Brasil terá um número inédito de cabeças de chave no sorteio da Libertadores-2024 na nova fase do torneio. Serão cinco times: Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo. O número é resultado do domínio recente nacional na competição.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores será realizado nesta segunda-feira, em Assunção, sede da Conmebol.
A partir da edição de 2017, a Conmebol decidiu aumentar o número de vagas para times brasileiros na reforma da competição. O país passou a ter direito a sete vagas fixas, que podem chegar a nove a depender de ganhar títulos da Sul-Americanas e Libertadores.
Pelas regras do sorteio, o campeão da Libertadores é um dos cabeças de chave de grupo. Os outros sete são definidos pelo ranking da Conmebol, que dá maior peso para resultados recentes nas competições sul-americanas dos últimos dez anos, além de considerar o histórico anterior.
Desde 2017, o Brasil chegou a ter quatro cabeças de chave entre os oito na competições nos anos de 2019 e 2022.
Mas o país ganhou os últimos cinco títulos da competição, duas vezes com Palmeiras, duas com Flamengo e uma com Fluminense. Além disso, houve outros finalistas e semifinalistas. Na atual edição, há quatro times brasileiros que já são tricampeões. Para completar, o Boca Juniors ficou fora da Libertadores neste ano.
Com esse cenário, houve cinco cabeças de chave brasileiros. Em comparação, antes da expansão do número de vagas para o Brasil, a Argentina teve mais cabeças de chave na edição de 2016: três, contra dois de brasileiros.
O UOL Esporte comenta ao vivo o sorteio com PVC e Renato Mauricio Prado a partir das 20h.
Deixe seu comentário