Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como é proposta da Conmebol para ter cabeças-de-chave em Super Mundial

A Conmebol formalizou no início do mês o pedido para a Fifa para que quatro campeões da Libertadores serem cabeças-de-chave no Super Mundial de 2025. Essa foi uma ideia do Fluminense, articulada juntamente com Flamengo e Palmeiras, já classificados para o torneio pelos títulos da Libertadores nos últimos três anos. A confederação encaminhou o pedido em 2 de abril.

Ainda não há uma resposta da Fifa para demanda.

O Super Mundial terá 32 times no total, sendo 12 da UEFA (Europa), 6 da Conmebol (América do Sul), 4 da CAF (Confederação Africana), 4 AFC (Ásia), 4 da Concacaf (América Central, Norte e Caribe), mais a Oceania e um time do país anfitrião.

A requisição da Conmebol é para que sejam quatro cabeças-de-chave campeões da Champions League, de 2021 a 2024, e quatro da Libertadores, do mesmo período.

A partir daí, outros dois times da Conmebol, que serão classificados por ranking, entrariam no pote dois do sorteio do Super Mundial. Neste pote, ainda estariam três times da UEFA classificados por ranking. Completariam o pote os campeões mais recentes da Ásia, África e da Concacaf (América Central, Norte e Caribe).

No pote três, haveria mais três times da Europa, e mais três campeões de Ásia, África e Concacaf, além do vencedor mais recente da Oceania e do país anfitrião. O restante do time iria para o pote quatro.

Em sua argumentação no pedido, a Conmebol afirma que não se pode deixar de lado a história. E repete a série de argumentos também usados para reverter o rebaixamento do campeões da Libertadores no Mundial-2024.

Ou seja, aponta que há 15 clubes considerados campeões mundiais na América do Sul, e que a confederação tem 26 títulos, entre outras argumentações.

O pleito ainda não foi respondido pela Fifa. Haverá uma dificuldade porque o time do país anfitrião costuma ser cabeça-de-chave na Copa do Mundo, modelo que inspira esse Super Mundial.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.