Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Por que o Flamengo confia em Tite em meio à queda de desempenho

A queda de rendimento e resultados ruins não abalaram até agora a confiança da diretoria do Flamengo no técnico Tite. O treinador já fez um diagnóstico de quais problemas afetaram o desempenho rubro-negro nos últimos jogos e tem trabalhado para resolvê-los. Há um acompanhamento por parte do departamento de futebol.

Tite e sua comissão técnica têm mantido uma relação próxima com os dirigentes rubro-negros, como ocorre desde o início do trabalho. E o treinador fez questão de manter esse canal aberto durante a crise.

Primeiro, está claro no Flamengo que o problema não é físico. Os índices recentes de medição mostram que o time tem corrido bem e bateu recordes de métricas físicas diante do Red Bull Bragantino.

Mas há um reconhecimento de que, fora o jogo em Bragança, o Flamengo não jogou com uma grande margem de desempenho em relação aos rivais. Ou seja, deixou as partidas submetidas à aleatoriedade do futebol e perdeu.

A intenção de Tite é evoluir em relação ao que identificou que não está funcionando. Seu diagnóstico de falhas é mantido como segredo. O técnico tem dado respostas curtas em entrevistas, admitindo problemas táticos e de contexto sem se aprofundar.

Mas o trabalho do treinador é avaliado no clube como bom em treinos, com a adoção dos métodos atualizados.

Uma aposta no Flamengo é na sequência de jogos no Maracanã só interrompido por outros no Rio de Janeiro ou de viagens curtas. Além disso, há períodos maiores de descanso e treino.

Depois da derrota para o Palestino, fora, o Flamengo teve três dias de intervalo antes de enfrentar o Corinthians em casa. Após esse confronto, terá outros três dias para jogar de novo no Maracanã contra o Bolívar.

Na sequência, o intervalo é menor, mas o jogo também é no Rio contra o Vasco. Só então há uma viagem a Manaus. Mas, com o adiamento do jogo contra o Grêmio, o time terá mais uma semana antes de enfrentar o Millonarios, na rodada derradeira da fase de grupos da Libertadores.

Continua após a publicidade

Assim como as viagens representaram desgaste, há o entendimento de que o Flamengo deve ser cobrado por desempenho com mais descanso e jogos no Rio.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes