Plano da CBF prevê retirar jogos adiados de Datas Fifa e evitar desfalques
A paralisação do Brasileiro por duas semanas - por conta das enchentes no Rio Grande do Sul - levou a CBF a remarcar os jogos adiados inclusive para uma Data Fifa. A medida foi aprovada em Conselho Técnico com os clubes. Mas a entidade tem um plano pronto para evitar que as partidas ocorram em período de seleção por meio de remanejamentos.
Para isso, será necessário manter a tabela da Série A viva, com constantes rearranjos conforme o andamento das competições. Assim, espera-se minimizar os desfalques aos times dos jogadores convocados por seleções. Já há datas previstas para o remanejamento dos jogos na Data Fifa.
Pela tabela divulgada, a CBF já marcou os jogos do Brasileiro até a 15ª rodada. Mas já definiu e explicou aos clubes como serão tratadas as duas rodadas adiadas.
A 19ª rodada será em 24 de julho, uma data que estava reservada só para a volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Se houver algum clube brasileiro nesta eliminatória, ele atuará em outra data, mas a maioria das equipes jogará nesse meio de semana.
Classificação e jogos
Essa data do playoff está fora do período da Data Fifa e da Copa América.
A outra rodada adiada, no caso a 33ª do campeonato, está marcada inicialmente para a Data Fifa de novembro, de 11 a 19 daquele mês. Só que a maioria dos times não atuará nesse período.
Explica-se: há a final da Copa do Brasil no final de semana anterior, que seria disputada de forma isolada. Só que agora todos os times não envolvidos na decisão vão jogar a rodada 33ª neste final de semana.
E os dois finalistas da Copa do Brasil? A intenção da CBF é remanejar seus jogos para o dia 30 de outubro, quando estão marcadas as semifinais da Sul-Americana e da Libertadores.
Só não será possível resolver se houver um ou dois times finalistas da Copa do Brasil e na semifinal da Libertadores ou da Sul-Americana ao mesmo tempo. Neste caso, a equipe (s), de fato, terá de jogar na Data Fifa de novembro.
Essa fórmula da CBF evita a maior parte dos desfalques por convocação da seleção. Mas os clubes continuam a ter o prejuízo de perder titulares em nove rodadas na Copa América e amistoso, como no calendário original.
Esse plano foi apresentado aos clubes para convencê-los a acabar o Brasileiro na data prevista, em 8 de dezembro.
Deixe seu comentário