Rodrigo Mattos

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ReportagemEsporte

Como foi a gestão no Flamengo de candidato a CEO do Corinthians

A diretoria do Corinthians negocia com Fred Luz, ex-CEO do Flamengo, para ocupar o mesmo cargo no clube alvinegro. A contratação de um CEO foi sugestão da consultoria E&Y, e houve concordância do presidente Augusto Melo. É relevante, portanto, entender como foi a gestão do dirigente à frente do clube rubro-negro.

Antes do Flamengo, Luz era executivo que atuou em empresas como Lojas Americanas e Richards. Chegou, incialmente, em 2013, para ocupar a posição de diretor de marketing. A intenção era que atuasse para aumentar as receitas do clube.

Na gestão dele, o clube tomou inclusive medidas impopulares como os preços altos de ingressos da final da Copa do Brasil, em 2013, e aumentos de valores de sócio-torcedor. O objetivo era equilibrar financeiramente um clube que tinha uma dívida que era o tipo de sua receita (em valor histórico era na casa de R$ 800 milhões).

A gestão financeira do Flamengo era feita pelo diretor Paulo Dutra. De certa forma, os dois cargos eram complementares. Um garantia a organização do pagamento das dívidas, juntamente com o jurídico, enquanto o outro gerava receita para pagá-las.

Em seguida, Marcelo Correia, que foi o CEO do Flamengo por pouco tempo, deixou o clube. Assim, Fred Luz ascendeu ao cargo. Ele passou a atuar diretamente sob o comando do presidente Eduardo Bandeira de Mello.

A estratégia era clara: fazer sacrifício financeiro para reduzir as dívidas e manter um time austero. Essa foi a orientação do grupo de Bandeira, executada por Fred, que passou a coordenar o trabalho de Dutra e também do diretor de futebol Rodrigo Caetano. As decisões do futebol eram função de Caetano, mas com o crivo de Bandeira e Luz.

A reestruturação da dívida se consolidou com o Profut em 2015, quando o Flamengo conseguiu consolidar suas dívidas tributárias. Em paralelo, houve o aumento de receitas com marketing e matchday. Aos poucos, o time passou a contratar jogadores como Guerrero. Mas a execução orçamentária era essencial para não haver novos rombos.

Como o Flamengo da época, o Corinthians atual tem uma dívida tributária significativa, na casa de R$ 600 milhões. O valor tem crescido em vez de diminuir durante os anos. Outro débito alto é com a Caixa, referente à construção da Neo Química, que gira em torno de R$ 700 milhões.

No final de 2015 e início de 2016, houve a renegociação do contrato de TV do Brasileiro. Luz foi o encarregado de negociar e ouviu a concorrência, isto é, a Turner. Sua atuação levou o clube a conseguir uma contrato com a Globo com luvas de R$ 120 milhões e um mínimo garantido de pay-per-view. Posteriormente, o Corinthians, que obtivera contrato pior, ganhou o mesmo por isonomia entre os dois clubes.

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Se fechar com o Corinthians, o executivo vai participar da negociação do contrato de TV do Brasileiro-2025, que está entre Liga Forte União e Libra.

No período da gestão Bandeira, com Luz como CEO, o Flamengo teve um salto de receita de valores entre R$ 250 milhões para R$ 600 milhões em 2017 - tornou-se a maior renda juntamente com o Palmeiras. Depois, houve um aumento maior na renda.

No futebol, no período, o Flamengo teve alguma evolução no desempenho no Brasileiro, mas só ganhou um título nacional, a Copa do Brasil, de 2013. O clube trocou excessivamente de técnico durante essa época. Mas a gestão gerou um caixa com as luvas de TV e venda de Paquetá para a construção do time vitorioso de 2019.

Durante sua gestão, Fred Luz atuou para recuperar o Flamengo porque esta era a decisão também do presidente no poder, que optou pela austeridade. O executivo deixou o Flamengo para atuar na política pelo Partido Novo. Depois, retornou ao futebol atuando na consultoria Alvarez & Marsal, que deu consultoria para clubes como o Cruzeiro e para a Liga Forte União.

Reportagem

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