Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Um dos líderes da oposição no Flamengo decide apoiar Bap na eleição

Um grupo de oposição do Flamengo decidiu abandonar a ideia de ter candidato próprio e apoiará Luiz Eduardo Baptista, o Bap, na eleição para presidente. O nome mais forte deste grupo é o conselheiro Ricardo Lomba, que foi candidato da oposição em 2018 e ex-vice-presidente de futebol na gestão Eduardo Bandeira de Mello.

Outro ex-candidato a presidente a declarar apoio a Bap foi Ricardo Hinrichsen, que postulou o cargo em 2018. Já Walter Monteiro, também da oposição e candidato em 2018, optou pelo apoio a Maurício Gomes de Mattos, outro que saiu da situação. Levou junto seu grupo "A Frente Flamengo Maior".

Ainda não está definido qual o plano do restante da oposição. Bandeira de Mello descarta apoiar Bap ou Rodrigo Dunshee. Mas esses movimentos de três frentes de oposição de apoio a candidatos que estavam na situação tornam bastante complicado qualquer postulação só com quem se opôs à gestão de Rodolfo Landim.

Ricardo Lomba explicou à coluna por que optou por Bap depois de perceber que a candidatura de oposição seria "inviável".

"A gente começou tentando construir uma candidatura de oposição no grupo do Bandeira. Se mostrou inviável. Não encontramos um nome competitivo, viável, que representasse nossas ideias. Começamos a falar e tivemos contatos com Bap e Maurício Gomes de Mattos. Nas conversas, vimos quem estava mais próximo do que queríamos (Bap). Houve maior afinidade de ideias."

Para Lomba, o Flamengo tem uma arrecadação muito grande atualmente e precisa de "pessoas com experiência em gestão de grandes empresas". É o perfil que ele enxerga em Bap.

"Pregamos um profissionalismo absoluto, não há mais espaço para algo fora da estrutura profissional. Começa a encontrar no mesmo discurso do outro lado. Olhando para o time que está se aproximando para o Bap, nos dá mais conforto", disse ele.

Além de Lomba, nomes como Pedro Iotty e Arian Bechara, que participaram da gestão de Bandeira de Mello, também vão apoiar Bap. O ex-vice-presidente de Futebol conta que avisou Bandeira de Mello que apoiaria Bap na próxima eleição.

Já "A Frente Flamengo Maior" disse que encontrou pontos em comum com a candidatura de Maurício Gomes de Mattos.

Continua após a publicidade

"Em nossos sonhos, a oposição estaria reunida, simbolizando os anos de enfrentamento. Mas chegamos em julho com um impasse: lançar uma candidatura própria, com reduzidas chances eleitorais ou aderir à candidatura dissidente de MGM? Política é a arte do possível, sabemos", afirmou Walter Monteiro, no Twitter.

Já o Flamengo sem fronteiras, corrente da qual faz parte Hinrishsen, deixou o voto em aberto. Mas o candidato do grupo optou por declarar apoio em Bap.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes