Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Fifa exige titulares no Super Mundial e libera clubes de ceder convocados

A Fifa criou regras para ter os times mais fortes possíveis no seu recém criado Super Mundial de clubes em 2025. É o que está descrito no regulamento da competição obtido pela coluna.

Entre as regras, a Fifa obriga os clubes a usarem seus principais jogadores. A entidade também liberou os times de ceder jogadores convocados à seleções durante o período da competição. Por fim, criou até uma janela de transferências específica para os clubes se reforçarem.

O Super Mundial resultou em vários protestos contra a Fifa. Entre os críticos estão a Fifpro, sindicato dos jogadores, e as chefias das ligas nacionais, como a La Liga.

O regulamento do Mundial de Clubes foi aprovado no último Conselho da Fifa. Ele ainda não publicado pela entidade, mas foi enviado a federações e clubes.

No seu artigo 4.2, a entidade lista as obrigações dos clubes: "Rscalar seus times mais fortes durante a competição". Essa regra causou irritação no técnico do Manchester City, Pep Guardiola. Ele questionou a interferência da entidade.

Pelas regras da competição, cada time poderá inscrever até 35 jogadores em seu elenco, sendo o mínimo de 26. E, para tornar os times mais fortes, a Fifa estabeleceu que pode ser instituída uma janela de transferências extra entre os dias 1º e 10 de junho. A competição ocorre de 15 de junho a 13 de julho.

Pelo artigo 22.5, os times não precisam liberar jogadores convocados durante o período. Há previsão de uma Copa Ouro, competição de seleções da Concacaf, durante o período do Mundial. Mas a data Fifa dos dias anteriores, de 1º a 10 de junho, continua válida.

Apesar das exigências de times fortes, a Fifa ainda não se comprometeu com nenhum pagamento aos clubes. No regulamento, está descrito que isso será comunicado em circular posterior aos times.

Em relação às regras, o Mundial tem o formato clássico da Copa do Mundo, com 32 times divididos em oito grupos. Só os dois melhores de cada grupo se classificam às oitavas-de-final. Os confrontos diretos são o primeiro critério de desempate.

Continua após a publicidade

A partir dos mata-matas, há prorrogações em caso de empate.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes