Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como o Corinthians seria punido por calotes em ligas europeias

O Corinthians deixou de pagar por aquisições de direitos de jogadores no prazo, incluindo transações com Cuiabá e Flamengo. Isso gerou críticas do time matogrossense e do rubro-negro. Ainda reviveu a discussão sobre a necessidade de um Fair Play financeiro para o futebol brasileiro, atualmente inexistente.

Mas como funcionam as regras financeiras já em vigor em ligas europeias? Que tipo de punição o Corinthians estaria submetido se jogasse no velho continente?

A Premier League tem as regras financeiras inseridas dentro do regulamento geral da competicão.

Há punição prevista para pagamentos atrasado para outros clubes ou para jogadores em um prazo de 120 dias. Neste caso, o clube pode ser proibido de registrar novos jogadores.

Além disso, a Premier League tem a prerrogativa de reter a cota de televisão do clube devedor e repassar a quantia devida para a equipe credora. Assim, garante a quitação independentemente de qualquer ação de clubes.

Também há uma verificação em data anterior ao início da temporada para analisar se o clube acumula dívidas em atraso.

Dívidas com jogadores, se ocorrerem de forma reiterada, também podem gerar perda de ponto para times em regra da FA. Ocorreu com o Reading, na segunda divisão.

A La Liga também tem um proibição de que clubes acumulem dívidas vencidas em relação a outros clubes (transferências), empregados (jogadores), governo (impostos) e até bancos.

Há quatro datas durante a temporada para verificação se os clubes têm dívidas relacionadas a esses itens. A La Liga pode estabelecer punições variadas aos clubes por conta dos atrasos.

Continua após a publicidade

Mas a principal delas é a obrigação de o clube ajustar seu orçamento para a temporada seguinte a depender de sua situação financeira. O Barcelona foi impedido de contratar por algumas temporadas por esse mecanismo.

Assim como a Premier League, a La Liga pode reter o dinheiro de cota de televisão de um clube com dívida vencida. E também pode repassar o dinheiro para o credor.

No caso da UEFA, as regras financeiras estão incluídas no licenciamento dos clubes. São colocadas como pre-condição para o licenciamento, e portanto para participar de competições europeias, não ter dívidas vencidas com outros clubes, jogadores e governos.

Em resumo, se jogasse na La Liga ou na Premier League, o Corinthians poderia ter a retenção das suas cotas de televisão da liga e repasse para os credores, além da possibilidade de negativa de registro de novos jogadores.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes