Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

CBF antecipa Brasileiro e para no Mundial em calendário exibido aos clubes

A CBF mostrou aos clubes o plano de calendário para 2025 em reunião nesta terça-feira. Há três pontos principais: a antecipação do Brasileiro para março, início dos Estaduais na 1ª semana do ano e paralisação para o Super Mundial da Fifa.

Houve aprovação pela maioria dos membros da CNC (Comissão Nacional de Clubes), além de convidados Flamengo e Palmeiras. Os clubes da CNC da Série A são Fluminense, Inter, São Paulo, Fortaleza e Atlético-GO, além de outros quatro das Séries B, C e D.

Falta passar o plano pelo crivo de federações estaduais.

Esse novo modelo, embora não envolva a redução dos Estaduais, tem o mérito de iniciar mais cedo a temporada de fato relevante do país: as Séries A e B.

O Super Mundial travava o desenho do calendário de 2025 pela CBF por ocupar nove datas. Sua realização ocorre de 15 de junho a 13 de julho e envolverá quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG.

A solução da CBF foi antecipar todo o início da temporada. A previsão é de que os Estaduais comecem na semana dos dias 7 e 8 de janeiro. Em 2024, eles começaram no dia 21. Foi o meio de manter as 16 datas dos Estaduais, necessárias principalmente para o Carioca, Paulista e Gauchão. A Federação Paulista assinou contratos de TV com essas datas.

Para isso, os jogadores terão férias no final do ano em 2024, mas, a partir do ano seguinte, podem ser divididas.

Assim, os Estaduais têm previsão de acabar em março, antes da Data Fifa. Depois disso, o Brasileiro começa em março, três semanas antes da atual temporada. Em 2024, foi iniciado no meio de abril. Para 2025, será do meio para o final de março.

Então, no meio do ano, haverá a paralisação do Brasileiro por um mês para o Super Mundial nos EUA, em junho e julho. A decisão da CBF foi tomada porque os quatro clubes na competição seriam prejudicados e a isonomia da competição afetada. Agora, times fora da competição poderão excursionar pela Europa e dar parte das férias aos jogadores.

Continua após a publicidade

Com esse encaixe, a CBF vai preservar as Datas Fifa de jogos dos clubes. Ou seja, não haverá desfalques de times durante a Série A. Há a possibilidade de jogos grudados nas Datas Fifa.

Ao final do ano, o Brasileiro terá de se estender por dezembro para cumprir todas as datas perdidas com o Super Mundial. Então, vai se sobrepor à Copa Intercontinental. Isso foi avisado aos clubes, que concordaram porque não havia outra solução.

Esse plano indica o que pode ser o calendário futuro do futebol nacional com o Brasileiro sempre iniciando em março. Até porque há competições no meio do ano - Copa do Mundo feminina, masculina e Copa América - em todas as temporadas até 2030.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.