CBF e Conmebol debatem mudança na pré-Libertadores para futuro
A CBF fez um requerimento para mudar a participação de clubes brasileiros na fase preliminar da Libertadores (antes da fase de grupos). A ideia era trocar as duas vagas nessa fase do torneio por um lugar na fase de grupos. A Conmebol já indicou que só aceita essa discussão para o futuro.
A requisição da CBF foi revelada junto com a divulgação do calendário do futebol brasileiro para 2025. A entidade previa reduzir datas para adequar todas as competições.
"Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a CBF encaminhou o Ofício PRE no 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sudamericana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores", diz o ofício da CBF sobre o calendário.
Não houve reposta formal da Conmebol. Mas informalmente a entidade sul-americana já indicou que não será pedido atender os pleitos para 2025. E dificilmente isso acontecerá para 2026 também porque continua o ciclo atual de contratos de TV.
Na conversa, ficou acertado que o assunto voltará a ser discutido entre CBF e Conmebol durante o ano de 2026. Juntamente, será conversado playoff entre times da Libertadores e da Sul-Americana. A CBF também reivindicou que esse jogo seja extinto.
O objetivo é abrir mais espaços para datas e tornar o calendário brasileiro com menos jogos e mais folgado.
Mas dificilmente algo acontecerá antes da temporada de 2027.
Deixe seu comentário