Ligas de clubes avançam por união para vender Brasileiro no exterior
A Libra e a Liga Forte União avançam em uma negociação para vender de forma conjunta os direitos do Brasileiro no exterior. Se a negociação der certo, pode ser um embrião para uma formação da Liga para o campeonato no futuro.
Os clubes da Série A racharam na hora da negociação de TV do Brasileiro dentro do país.
Com oito clubes, a Libra fechou com a Globo. Haverá jogos em casa de Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Bahia, Vitória e Red Bull (os dois últimos dependem de ficar na Série A).
Com prováveis 12 clubes, a Liga Forte União já tem acordo com Record, Youtube e Amazon e tem jogos disponíveis. Entre os seus clubes, estão Corinthians, Inter, Fluminense, Athletico-PR, Fortaleza, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, entre outros.
Houve uma aproximação entre as partes para negociar os direitos no exterior. No Summit CBF, seminários da entidade, houve elogios mútuos de membros das duas ligas.
A negociação do acordo é considerada avançada. Mas ainda depende de ajustar os critérios de distribuição dos dois lados para criar um uniforme sobre a receita. E também é preciso acertar detalhes burocráticos das duas Ligas, como aprovação nos poderes dos dois grupos de clubes.
Se fechado o acordo, representantes comerciais das duas ligas venderiam em conjunto os direitos integrais do Brasileiro no exterior. Avalia-se que há um público em torno de 6 milhões de brasileiros no exterior.
Uma das ideias é fazer um aplicativo para venda direta ao consumidor brasileiro fora do país.
A receita esperada é pequena, como sempre foi a negociação de venda do Brasileiro no exterior. Mas o acordo teria dois aspectos positivos: 1) Um início de trabalho de promoção da Série A fora do país 2) Um embrião de uma liga conjunta para o futuro.
Um acordo sobre a divisão de receita, por exemplo, já traçaria um caminho para uma distribuição para uma venda conjunta do Brasileiro dentro do país para o próximo ciclo, após os acordos atuais.
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