Ex-dono do Leeds, italiano disputa com grego do Olympiacos compra do Vasco
Com Bruno Andrade
Um fundo liderado pelo italiano Andrea Radrizzani, ex-dono do Leeds United e controlador da Sampdoria, está entre os interessados em tentar comprar a SAF do Vasco. Além dele, o grego Evangelos Marinakis, dono do Olympiacos e do Nottingham Forest, também está na concorrência, como confirmado pela Sky Sports.
Desde a falência da 777 Partners, o clube associativo Vasco recuperou o controle da SAF. Mas o presidente Pedrinho já deixou claro que a intenção é revender a empresa.
Para isso, terá de ser concluída uma negociação com a associação e com a A-CAP, nova controladora da 777 Partners. Ambos detêm fatias da SAF do Vasco.
A tendência é que o Vasco aceite uma negociação pela dívida desde que tenha compromisso de investimento. Já a A-CAP provavelmente fará pressão para ser remunerado.
O processo de venda já se iniciou com uma assinatura de acordo de confidencialidade - chamado NDA - entre o Vasco e os interessados. A partir daí, o clube envia suas informações financeiras e de estrutura para os potenciais compradores. É o primeiro passo para avançar na eventual venda.
Andrea Radrizzani trabalha na formação de um grupo de investidores para comprar o Vasco, segundo apurou o blog. Sua fortuna pessoa foi formada com a venda de direitos de TV de futebol por meio da empresa MP & Silva.
Quando a empresa foi vendida, ele decidiu comprar o Leeds em 2017. Ficou até 2023 quando negociou o clube com seu sócio minoritário, a empresa 49rs Enterprises. Teve sucesso esportivo no período de Marcelo Bielsa, mas depois o clube caiu novamente para a segunda divisão inglesa. Ele revendeu o Leeds com lucro.
Em 2023, comprou a Sampdoria juntamente com Matto Manfredini, da empresa Gestio Capital. O clube enfrentava dificuldades financeiras e está na Série B da Itália.
Agora, Radrizzani entende que o mercado da América do Sul é o futuro pelo potencial de crescimento.
Já o grego Evangelos Marinakis formou sua fortuna na indústria naval, tendo frota entre 70 e 100 navios, segundo reportagens da mídia internacional. Ao entrar no futebol, ele comprou o clube grego Olympiacos em 2010. O clube recentemente ganhou a Europa League.
Depois, disso, em 2017, o empresário grego comprou o Nottingham Forest, Em 2022, a equipe conseguiu a promoção para a Premier League. Atualmente, a equipe é a sexta na tabela da Premier League. Outro time no grupo é o Rio Ave.
Marinakis confirmou à Sky Sports, em entrevista, que negocia a compra do Vasco. Quem está à frente do projeto em nome do grepo é Edu Gaspar, ex-diretor do Arsenal e ex-diretor da seleção brasileira.
Além dos dois grupos, do italiano e do grego, há outros interessados no Vasco, e pelo menos mais uma empresa também assinou um acordo de confidencialidade para obter informações financeiras do clube.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.