Como Fifa pôs Flamengo, Palmeiras e Flu como cabeças de chave no Mundial
A Fifa confirmou a distribuição de potes do Super Mundial de Clubes de 2025: Flamengo, Palmeiras e Fluminense serão cabeças de chave. Esse anúncio foi a conclusão de uma longa negociação de times brasileiros, Conmebol e Fifa.
No sorteio dos grupos da Libertadores, o presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, teve a ideia: requisitar que os campeões do torneio sul-americano fossem cabeças de chave. Houve uma conversa com as diretorias rubro-negra e alviverde, que apoiaram o pleito.
A reivindicação foi levada para a Conmebol, como revelou o blog. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, decidiu encampar o lobby. Em paralelo, a confederação também quis pedir que fosse anulado o rebaixamento dos clubes sul-americanos no Intercontinental - passaram a ter de disputar uma eliminatória antes da semifinal.
Em abril, a Conmebol enviou dois ofícios à Fifa: um era para pedir que os quatro campeões da Libertadores fossem cabeças de chave, juntamente com os campeões da Uefa. E outro pedido era para reverter a mudança no Intercontinental.
Nos documentos, a Conmebol argumentava que os times da confederação acumulavam 26 títulos mundiais e que não se podia deixar de lado a história.
A Fifa demorou a tomar uma decisão sobre o assunto. Primeiro, não anulou o rebaixamento do sul-americano. Mas atendeu o pleito da Conmebol sobre os cabeças de chave.
Só que a Fifa decidiu mudar um pouco o critério em relação ao pedido da Conmebol. Em vez dos quatro campeões da Libertadores, a Fifa decidiu que usaria como critério um ranking por confederação que considera os resultados do ciclo de quatro anos do Mundial. Ou seja, baseia-se no desempenho dos times na Libertadores no período.
Neste ranking, o Flamengo está na primeira posição, o Palmeiras, em segundo, o Atlético-MG em terceiro, River Plate, quarto, e Fluminense, quinto. Vice na Libertadores 2024, o Galo não se classificou ao Mundial porque o Brasil já contava com quatro representantes. Então, os outros quatro times foram alocados como cabeças de chave.
Há duas grandes vantagens de estar no pote 1 do sorteio: 1) só terá um time europeu em seu grupo 2) não será um dos quatro melhores colocados do ranking da Uefa: Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e PSG.
Além disso, Flamengo e Palmeiras, por serem os melhores do ranking, ainda têm um caminho direcionado para evitar os dois melhores da Europa (Real Madrid e City) até a semifinal. Isso ocorrerá desde que sejam primeiros de seus grupos.
Já Botafogo e Boca Juniors, por estarem no pote 3, terão de enfrentar um dos quatro da elite europeia, além de outro time do Velho Continente.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.