UOL Esporte Futebol
 
11/06/2010 - 19h01

Governo lança plano contra fraudes em obras para Copa-2014 e Jogos-2016

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro

O governo federal lançou nesta sexta-feira o programa “Jogando Limpo”, cujo objetivo é evitar fraudes em licitações para as obras realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que será disputado no Rio de Janeiro.

O plano inclui uma série de diretrizes e recomendações para que organismos governamentais e de controle fiscal, assim como os próprios cidadãos, possam identificar e denunciar irregularidades.

“Nada pode ser pior do que alguém se aproveitar das grandes oportunidades para praticar crimes. E isso é comum, um fenômeno mundial”, afirmou o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, durante a cerimônia de lançamento do programa.

Projeto dos Ministérios da Justiça e o de Esportes, o “Jogando Limpo” prevê a criação de um grupo encarregado de vigiar as licitações e blindar os dois eventos esportivos contra atrasos das obras.

A iniciativa também foi impulsionada pela Controladoria-Geral da União, e uma das metas é promover campanhas publicitárias para conscientizar a população sobre a necessidade de vigiar e evitar possíveis cartéis de empresas competidoras, que podem se unir para elevar os preços nos contratos com o Estado.

“Os empresários podem fazer acordos nos preços para disputar as licitações. Precisamos combater isso. Temos que promover o fair play também nas licitações”, enfatizou Barreto. “Jogar Limpo é algo que se espera de um país que pretende ser sede de eventos dessa envergadura.”

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host