UOL Esporte Futebol
 
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Posse de Tadeu Ribeiro teve Gilberto Kassab próximo de Netinho, pré-candidato a 2012

25/04/2011 - 15h19

Kassab usa secretaria da Copa para aproximar-se do PC do B e de Netinho de Paula

Gustavo Franceschini
Em São Paulo

Gilberto Kassab criou uma secretaria específica para a Copa do Mundo de 2014 e alocou nela um nome do PC do B. A manobra serviu a três propósitos do prefeito de São Paulo. Além de cobrir a lacuna de organização da competição, o político ainda se aproxima do ministro do Esporte, Orlando Silva, e, principalmente, do partido da base governista. Quem ganha com a manobra é Netinho de Paula, pré-candidato à Prefeitura.

  • Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

    Netinho de Paula, pré-candidato à Prefeitura, pode sair fortalecido com a proximidade de Kassab

A aliança entre o PSD, partido recém-criado por Kassab, e o PC do B foi o tema principal da posse de Gilmar Tadeu Ribeiro nesta segunda-feira. Secretário do diretório estadual do PC do B e ex-assessor direto do vereador Netinho, Ribeiro vai ocupar o cargo de secretário especial de articulação para a Copa do Mundo de 2014.

O seu nome não foi uma opção direta de Kassab. O prefeito ofereceu a vaga ao PC do B, que por sua vez indicou Ribeiro ao cargo. Na posse, dirigentes do partido comunista marcaram presença e exaltaram o prefeito. O tom do encontro foi muito mais político do que esportivo e, em alguns momentos, a Copa de 2014 ficou em segundo plano.

“Queria parabenizar o prefeito Kassab. Primeiro pela iniciativa de fundar um novo partido, com muita ousadia. Ele nasce muito representativo e nós saudamos essa iniciativa. Depois pela criação dessa secretaria. Ficamos muito satisfeitos em receber o convite e indicamos o Gilmar Tadeu, que é uma pessoa preparada”, disse Nádia Campeão, presidente estadual do PC do B, que chegou a ser cogitada para a função.

Kassab, em seu discurso, também exaltou a união entre as siglas. O prefeito agradeceu especialmente aos vereadores do PC do B presentes e rasgou elogios ao ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., também da legenda comunista. O ministro fez duras críticas a organização de São Paulo para 2014 no domingo, em Belo Horizonte.

Nesse cenário, o beneficiado é Netinho de Paula. O vereador, um dos nomes de maior notoriedade do PC do B, subiu ao palco do evento representando seus pares da Câmara Municipal. Quando falou, agradeceu e elogiou Gilberto Kassab, alfinetou jornalistas e atacou rivais políticos, sem citar nomes.

O destaque a Netinho de Paula, porém, ignorou o fato de que, na semana passada, ele lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo em 2012. Gilberto Kassab não poderá ser candidato e não tem um sucessor definido. O PC do B nega, no entanto, que essa aproximação ocorreu já com o apoio eleitoral em mente.

“É muito cedo para dizer qualquer coisa. É lógico que há uma aproximação com o PSD, que objetivamente se afastou da oposição. Agora, eles estão mais próximos da base do Governo Federal, à qual nós pertencemos, e isso cria condições [de um futuro apoio político]. Nós pretendemos indicar o Netinho [para a Prefeitura], mas isso não significa nenhum tipo de compromisso eleitoreiro”, disse Nádia Campeão. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host