UOL Esporte Futebol
 
18/05/2011 - 08h44

TCU vê BNDES incapaz de avaliar projetos de estádios da Copa de 2014, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Implosão frustrada do estádio Mané Garrincha atrapalha planos de Brasília para Mundial-2014

    Implosão frustrada do estádio Mané Garrincha atrapalha planos de Brasília para Mundial-2014

O Tribunal de Contas da União (TCU) voltou a apontar falhas no planejamento para a Copa do Mundo de 2014, em especial nos estádios da competição. Segundo o Lance!, um novo relatório do órgão reforça a tese de que quatro dos 12 estádios virarão "elefantes-brancos" e critica a capacidade de avaliação dos projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

De acordo com a publicação, o TCU concluiu que o BNDES não tem pessoal qualificado para análise técnica dos projetos da Copa, e poderia aprovar empréstimos para obras de maneira equivocada. O banco ligado ao Governo Federal tem a responsabilidade de administrar uma linha de crédito milionária, concedida ainda no governo Lula, para os estádios da Copa de 2014. 

Cada uma das 12 sedes tem direito a pleitear R$ 400 milhões do BNDES, que tem de avaliar os projetos-executivos apresentados, estabelecer as condições de pagamento e efetivar o empréstimo. Na visão do TCU, o banco não tem condições de fazê-lo da forma adequada e poderia, mais adiante, contribuir para o mau-uso do dinheiro público. 

Além disso, o TCU também reforçou suas críiicas a Natal, Manaus, Cuiabá e Brasília. O ministro Valmir Campelo, relator do TCU para projetos da Copa, apontou riscos para o Estádio Nacional (antigo  Mané Garrincha, no DF), a Arena das Dunas (RN), a Arena Pantanal (MT) e a Arena Amazônia (AM), que não conseguiriam cobrir seus custos de construção e manutenção com a rentabilidade gerada. 

Os quatro estados têm futebol pouco desenvolvido e não estão entre as principais rotas de grandes shows do país. Na visão do TCU, e economia interna das cidades não comportaria um estádio do porte de uma Copa do Mundo, que poderia se tornar um "elefante-branco". 

A conclusão do TCU não é nova. No ano passado, em reportagem da Folha de S. Paulo, o mesmo órgão já havia apontado as sedes de Brasília, Natal, Cuiabá e Manaus como "elefantes-brancos". 

Para completar, O TCU verificou que não estão sendo feitas ações para diminuir o risco de se construir elefantes brancos.

No Distrito Federal, a implosão do estádio Mané Garrincha fracassou. Não há uma data definida para que o processo volte a ser realizado. Brasília tenta receber a partida de abertura da Copa-2014.

Em Natal, o processo de licitação da Arena foi concluído apenas em março. Em Cuiabá, as obras estão com um atraso de cerca de sete meses. Em Manaus, os trabalhos caminham dentro do previsto; a maior preocupação fica por conta do uso do estádio após o Mundial.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host