UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/25/idosos-pagarao-menos-por-ingresso-na-copa-2014-diz-orlando-silva.htm
  • Idosos pagarão menos por ingresso na Copa 2014, diz Orlando Silva
  • 05/07/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
25/10/2011 - 19h19

Idosos pagarão menos por ingresso na Copa 2014, diz Orlando Silva

Roberto Pereira de Souza
São Paulo
  • Orlando Silva escapou dos ataques e garantiu ingresso mais barato aos idosos

    Orlando Silva escapou dos ataques e garantiu ingresso mais barato aos idosos

O ministro Orlando Silva garantiu, nesta tarde, que o ingresso para idosos será mantido pelo governo “porque existe lei federal sobre isso”. A revelação foi feita durante a primeira reunião da comissão que estuda a Lei Geral da Copa, na Câmara dos Deputados. Os estudantes dificilmente terão direito a meia entrada porque o Estatuto da Juventude ainda está sendo discutido pelo Congresso, e não há lei federal que garanta tal direito. A sessão foi transmitida pela internet.

No começo da reunião, deputados de oposição tentaram pressionar o ministro Orlando Silva a falar das denúncias de corrupção que abalam a credibilidade de sua administração e do Ministério do Esporte. O regimento salvou o  ministro de um constrangimento maior: em audiência pública, só é permitido discutir o assunto da pauta principal e o tema da agenda era Lei Geral da Copa.

“A posição do Governo é cumprir a legislação vigente no Brasil”, disse Orlando Silva. “Os benefícios conquistados pelos idosos serão mantidos durante a Copa 2014”, disse o ministro. "Não temos lei federal que garanta meia entrada a estudantes. Se tivermos essa lei, o governo deverá refletir sobre a realidade do momento”.

Outro tema importante discutido pelos deputados que analisam a Lei Geral da Copa é a liberação do uso de bebidas alcoólicas nos estádios. Nesse ponto, pelo menos na primeira reunião da comissão, oposição e situação estão em acordo.

O deputado comunista Chico Lopes defendeu o preço reduzido do ingresso para o torcedor acima de 60 anos. “Sobre o uso de bebida alcoólica, sou contra. Todos sabemos que, no Brasil, o álcool traz consequências graves entre os torcedores”, disse o deputado.

A Fifa tem interesse comercial na liberação de cerveja nos estádios, porque mantém contrato de patrocínio milionário com uma fábrica americana.

Orlando Silva usou uma tática sutil para não agravar pontos delicados do projeto da Lei Geral da Copa enviado pelo governo.

“Quero falar sobre soberania: o projeto de lei será aprovado pelo Congresso Nacional e isso já é o maior sinal de soberania que poderíamos ter. O governo enviou o projeto mas cabe aos parlamentares seu estudo detalhado e sua aprovação”, explicou Silva.

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, ouviu da boca da presidente Dilma Rousseff que o Brasil tem lei que barateia ingressos para os idosos. A informação foi passada durante reunião entre ambos, em Bruxelas.  "Quando a presidente nos  falou disso, eu disse que não queria mudar essa lei", disse Valcke em entrevista à Folha, desta terça-feira.

Em Brasília, os deputados que analisam o projeto da Lei Geral da Copa querem que alguns ingressos sejam mais baratos para trabalhadores que não poderiam pagar o preço cheio. Orlando Silva se lembrou do que houve na África do Sul, repetindo o que Valcke disse na entrevista sobre o tema:

"Há ingressos que a Fifa chama de grupo 4. Esse setor do estádio poderia abrigar torcedores beneficiados por ingressos sociais, para público com renda mais baixa. Isso foi feito na África do Sul e acho que pode ser feito também  no Brasil, depende do Congresso", falou o ministro.

Placar UOL no iPhone