Valcke e Ricardo Teixeira defendem aprovação de projeto pelo Congresso
O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou nesta sexta-feira o motivo de sua visita ao Brasil na semana que vem. Além de inspecionar algumas obras para a Copa do Mundo de 2014, Valcke informou em comunicado que vem ao país para se reunir com políticos brasileiros e acelerar a aprovação da chamada Lei Geral da Copa, que tramita no Congresso desde setembro.
A lei trata de pontos polêmicos como a venda de bebidas alcoólicas em estádios e a reserva de 300 mil ingressos mais baratos para alguns públicos específicos. Para Valcke e a Fifa, a aprovação da legislação é de extrema importância e precisa ocorrer até março deste ano.
"A Lei da Copa será a base do sucesso brasileiro na organização da Copa", afirmou Valcke. "Por este motivo, aproveitarei a estada no Brasil para fazer diversas reuniões com as várias partes interessadas para explicar questões específicas face a face e para garantir que possamos fechar este capítulo até março. O tempo está passando rápido e a expectativa aumenta para todos nós."
O secretário da Fifa começa sua viagem pelo Brasil na terça, por Fortaleza. Lá ele visita as obras do Castelão, que receberá jogos da Copa de 2014 e também da Copa das Confederações, em junho de 2013. Lá, ele será recebido pelo governador do Ceará, Cid Gomes, pelo secretário estadual para a Copa, Ferruccio Feitosa, e pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.
Ainda na terça, Valcke segue para Salvador. O prefeito João Henrique Carneiro e o governador da Bahia, Jacques Wagner, esperam a comitiva da Fifa para tentar convencê-la de que a capital baiana está preparada para receber jogos da Copa das Confederações, além de ser sede do Mundial.
Nas duas cidades, Valcke estará acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do ex-jogador Ronaldo, que é membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local da Copa. Na quinta-feira, os representantes da Fifa e comitê se reúnem no Rio de Janeiro. No encontro, eles vão falar sobre o slogan e o mascote do Mundial, do calendário da Copa das Confederações, do sorteio dos grupos da competição e do início da venda de ingressos para os jogos do campeonato.