para secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, Fortaleza e São Paulo são favoritas
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, descartou a possibilidade de o Rio de Janeiro sediar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Durante visita a Fortaleza nesta terça-feira, Valcke disse ainda que a cidade do Nordeste é uma das favoritas a receber o evento, que deve ocorrer no final do ano que vem.
A Fifa pretende definir a data e o local do sorteio dos grupos do Mundial e também da Copa das Confederações até março. Para Valcke, como o Rio de Janeiro sediou o sorteio das eliminatórias da Copa, no ano passado, ele está fora da disputa. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral fizeram lobby com o presidente Joseph Blatter e admitiram que poderiam abrir os cofres públicos para ter mais este evento na capital fluminense.
“[Além de Fortaleza,] São Paulo e Rio de Janeiro também concorrem, mas o Rio já recebeu o sorteio das Eliminatórias e queremos dividir os eventos entre as cidades, então, o Rio não deve receber”, disse o secretário-geral da Fifa.
Em Fortaleza, Valcke inspecionou, além das obras da Arena Castelão e de mobilidade, a construção do novo centro de eventos da cidade. O centro é o possível local do sorteio da Copa e agradou o secretário.
“O centro de eventos que eu vi hoje é impressionante. Há uma grande possibilidade que seja a sede do sorteio”, disse Valcke, em entrevista coletiva. “São vários candidatos, mas há uma grande possibilidade.”
Ainda neste tarde, o secretário da Fifa chega a Salvador para mais uma inspeção de obras para a Copa do Mundo. A capital baiana também é candidata à sede da Copa das Confederações, em 2013, e espera convencer a Fifa de que está preparada.
“Nossa esperança é que Valcke se anime com o andamento de nossas obras”, disse o secretário municipal extraordinário para a Copa, Leonel Leal. “Estamos com 50% das obras prontas e temos grandes chances de receber o torneio em 2013.”