A França é o país que mais recebe turistas no mundo: cerca de 89 milhões de visitantes em 2017.
Com 15 ganhadores, é o país que levou mais vezes o Prêmio Nobel de Literatura. Na foto, Albert Camus, vencedor em 1957.
58 reatores nucleares para uma população de 67 milhões de pessoas: a França é a nação mais nuclearizada do planeta.
O Brasil é o país com quem a França tem a maior fronteira. Confuso? São 730 km nos separando da Guiana Francesa, que faz parte do país europeu.
Uma lei do século XIX, teoricamente ainda em vigor, proíbe que pessoas deem o nome de Napoleão para... (isso mesmo) porcos.
A guilhotina foi usada como modo de execução na França até 1977, quando decepou a cabeça do condenado por assassinato e tortura Hamida Djandoub.
Não é “só” o cinema: comida em lata, estetoscópio, linguagem em braile e secador de cabelo estão entre as invenções francesas espalhadas pelo mundo.
A Croácia é um país que já “existiu” duas vezes: foi independente entre 1941 e 45 como aliado dos nazistas, e de 1991 até hoje.
A independência ocorreu durante a Guerra Civil da ex-Iugoslávia. O conflito foi o mais brutal no continente desde a 2ª Guerra, com cerca de 100 mil mortos.
A Croácia se tornou um dos destinos turísticos preferidos na Europa: foram cerca de 18 milhões de visitantes no ano passado.
Boa parte deste sucesso se deve à série Game of Thrones, que teve a cidade histórica de Dubrovnik, na costa do Mar Adriático, como um de seus cenários.
Mas também ajuda (muito) o fato de a Croácia ter 1.244 ilhas e cerca de 2.720 horas de sol por ano.
Embora franceses também a reivindiquem, consta que a gravata é uma criação croata. O adereço teria chegado à França via mercenários croatas no século XVII.
E acredite: lanterna, caneta, paraquedas e até o torpedo também estão na lista de invenções do pequeno país europeu.
Patrocinadores