Topo

Inglaterra

Jornais ingleses comemoram "milagre" nos pênaltis e lembram até Maradona

"Finalmente", destaca o jornal "Mirror" - Reprodução/Daily Mirror
"Finalmente", destaca o jornal "Mirror" Imagem: Reprodução/Daily Mirror

Do UOL, em São Paulo

04/07/2018 03h22

Como esperado, a vitória nos pênaltis por 4 a 3 da Inglaterra sobre a Colômbia, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, foi destaque nas edições desta quarta-feira (4) dos principais jornais do país europeu.

Clique aqui e veja os gols da partida

- Goleiro inglês revela pesquisa antes dos pênaltis
- Colômbia x Inglaterra tem clima de Libertadores

As publicações exaltaram justamente o fato de a vaga nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia ter sido conquistada nas penalidades – uma verdadeira sina para o país, que nas outras vezes em que havia decidido o futuro em Mundiais nas cobranças foi eliminado (em 1990, pela Alemanha, em 1998, pela Argentina, e em 2006, por Portugal).

Curiosamente, os jornais “Metro” e “Daily Express” usam a mesma manchete de capa: “nunca duvide”. O segundo ainda brinca com a dose de drama da classificação: “agora podemos respirar de novo”.

Jornal Metro - Inglaterra - Reprodução/Metro - Reprodução/Metro
Imagem: Reprodução/Metro
 
Daily Express - Inglaterra - Reprodução/Daily Express - Reprodução/Daily Express
Imagem: Reprodução/Daily Express

Já o “Guardian” destaca “a alegria e o alívio depois de a Inglaterra quebrar a maldição dos pênaltis". O “Daily Mail”, por sua vez, usa o termo “milagre” e acrescenta: “A Inglaterra vence nos pênaltis e a explosão de alívio deve ter sido ouvida no espaço”.

Inglaterra - Guardian - Reprodução/The Guardian - Reprodução/The Guardian
Imagem: Reprodução/The Guardian
Inglaterra - Daily Mail - Reprodução/Daily Mail - Reprodução/Daily Mail
Imagem: Reprodução/Daily Mail

Outros jornais usaram o mesmo tom para celebrar a classificação. “Finalmente!”, resume o “Mirror” (imagem no início do texto), enquanto o “Telegraph” afirma “choque na Copa do Mundo... Inglaterra vence nos pênaltis!”. O “Times” também destaca o fim do jejum: “Inglaterra vai às quartas de final (nos pênaltis!)”.

Houve também quem se lembrou da famosa “Mão de Deus” ("Hand of God", em inglês), como ficou conhecido o gol de mão marcado por Diego Maradona contra a seleção europeia nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986.

O “The Sun” fez um trocadilho com a manchete “Hand of Jord”, em referência ao goleiro Jordan Pickford, que defendeu cobrança do colombiano Bacca. O “Daily Star”, por sua vez, descreve a foto da defesa justamente com a legenda “Hand of God”.

Inglaterra - The Sun - Reprodução/The Sun - Reprodução/The Sun
Imagem: Reprodução/The Sun
  
Inglaterra - Daily Star - Reprodução/Daily Star - Reprodução/Daily Star
Imagem: Reprodução/Daily Star

Classificada, a Inglaterra encara a Suécia no próximo sábado (7), às 11h (de Brasília), em Samara, pelas quartas de final do Mundial.

Inglaterra