Topo

Jogadores da Inglaterra estão treinando pênaltis sem goleiro; entenda

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/11/2022 20h00

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo começa no próximo domingo (20), e várias seleções se preparam de maneira específica para situações que podem acontecer no torneio, como disputas por pênaltis. E a seleção inglesa tem treinado penalidades de uma maneira curiosa: sem goleiro.

Quem revelou o método foi Aaron Ramsdale, do Arsenal. O goleiro disse que a intenção do técnico Gareth Southgate é manter a confiança dos batedores em alta. O jogador explicou que o hábito de enfrentar sempre os mesmos companheiros em cobranças de pênalti faz com que os arqueiros consigam evitar cada vez mais gols - o que acaba prejudicando quem vai chutar.

"Pode se tornar prejudicial se eles estiverem cobrando contra os goleiros, porque então começamos a saber para onde eles estão indo. Se eu souber para onde o cobrador vai bater sete vezes em dez, e começar a usar isso, sair mais cedo e defender cobranças, ele pode começar a se preocupar com isso", explicou Ramsdale, em entrevista ao "The Sun".

Ramsdale disse, ainda, que os jogadores têm aproveitado o gol aberto para praticar chutes mais próximos do canto - o que teoricamente diminui as chances de defesa do goleiro adversário.

"Temos algo que é chamado de 'rede de habilidades' onde os cantos estão abertos. Neste momento os rapazes estão trabalhando apenas a técnica. Todo mundo pode cobrar pênaltis, são apenas aquelas pequenas margens de pressão que infelizmente não podemos recriar lá fora", completou o goleiro.

A Inglaterra está no Grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Irã, Estados Unidos e País de Gales. A estreia dos ingleses é contra a seleção iraniana na próxima segunda-feira (21), às 10h (de Brasília).

'Maldição' dos pênaltis

Apesar da recente derrota nos pênaltis para a Itália na final da Eurocopa, os comandados de Gareth Southgate foram os responsáveis por quebrar uma maldição que atormentava a seleção inglesa em Copas do Mundo.

Em 2018, a Inglaterra eliminou a Colômbia nas oitavas de final da competição, após disputas de pênaltis. Antes, em três decisões por penalidades em Mundiais, a seleção inglesa nunca havia vencido.