Topo

Em Turim, Tite reforça prática de usar monitores de TV nos treinos; entenda

Tite orienta jogadores da seleção com ajuda de televisor no treino em Turim, na Itália - Vincenzo Pinto/AFP
Tite orienta jogadores da seleção com ajuda de televisor no treino em Turim, na Itália Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

Do UOL, em Turim (Itália)

18/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Os dois últimos treinos da seleção brasileira na cidade italiana de Turim contaram com um ingrediente extra dentro de campo: grandes aparelhos de televisão usados para mostrar — de costas para os jornalistas e convidados — imagens para os jogadores.

A prática de levar esses monitores para o gramado não é novidade na rotina de trabalho de Tite e sua comissão técnica, pelo contrário. Especialmente na Granja Comary, o centro de treinamento da seleção em Teresópolis-RJ, já é rotina ao longo dos últimos quatro anos. Como o tempo de preparação para a Copa do Mundo do Qatar é curto, a decisão foi replicar o esquema no CT da Juventus, onde a seleção planejou cinco treinos antes de viajar para Doha.

O que Tite mostra para seus jogadores na TV é um compilado de imagens colhidas e editadas por profissionais do setor de análise de desempenho da seleção. Podem ser lances que a seleção errou e precisa corrigir, lances que deram certo e é preciso aprimorar e também lances de adversários.

Ontem (17), especificamente, Tite mostrou na tela jogadas de bola parada da seleção da Sérvia, primeira adversária do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, no dia 24.

A ideia era revelar como os sérvios se posicionam ofensivamente em escanteios e faltas e trabalhar no treinamento logo em seguida formas de anular o poderio do adversário, que tem jogadores perigosos como Mitrovic e Vlahovic.

Drone - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Profissional da comissão técnica da seleção brasileira carrega drone que filma os treinos
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Tite prefere exibir os vídeos ali na beirada do campo porque considera que as mensagens ficam mais frescas na cabeça dos jogadores na hora de fazer os movimentos.

Além do monitor, Tite tem outras tecnologias como aliadas no dia a dia de treinos em Turim: todas as atividades são filmadas pelo alto com câmera e drone, permitindo imagens mais completas e abrangentes para posteriormente serem analisadas e aproveitadas para melhorar o time.

O último treino do Brasil em Turim é nesta sexta-feira. No sábado, o grupo embarca para o Qatar. No domingo, já treina no país da Copa.