Algozes das últimas Copas, Alemanha e Bélgica jogam mal em duelos pré-Qatar
Classificação e Jogos
A espera chegou ao fim! A Copa do Mundo de 2022 começa amanhã (20) e desperta tanto expectativas quanto receios da torcida brasileira diante da possibilidade da conquista do hexacampeonato. Enquanto o Brasil vai ao Qatar com status de favorito, as seleções que derrubaram o único país pentacampeão nos dois últimos torneios mundiais chegam com uma certa desconfiança devido às suas últimas atuações antes do torneio mundial.
'Inimiga' da torcida brasileira pela goleada histórica na Copa de 2014, em território nacional, a Alemanha teve uma performance apática na vitória mínima sobre a seleção de Omã (75ª no ranking da Fifa) na última quarta-feira (16). Os alemães sofreram diante do adversário limitado e quase saíram perdendo, mas encontraram um gol na reta final que impediu um tropeço decepcionante na semana anterior à sua estreia no Qatar.
Já a Bélgica se colocou em uma situação mais delicada. Ontem (18), a famosa geração belga foi derrotada por 2 a 1 pelo Egito, que não se classificou para a Copa, e encerrou em baixa a sua preparação. Além disso, Kevin de Bruyne, craque da equipe e que comandou o triunfo sobre o Brasil nas quartas de final em 2018, vacilou na defesa e entregou um gol para os adversários.
O atual momento da seleção brasileira é melhor que o de ambos os algozes. O Brasil é o líder do ranking da Fifa, seguido de perto pela Bélgica. A Alemanha, por sua vez, é apenas a 11ª colocada na lista.
Mesmo com a derrota para a Argentina na final da Copa América de 2021, o Brasil conta com o fator positivo de ter terminado invicto e na liderança isolada nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa.
Alemanha e Bélgica também se classificaram em primeiro em seus grupos nas Eliminatórias Europeias, mas os resultados das equipes neste ano não animam tanto. Em 2022, os belgas somaram quatro triunfos, dois empates e três reveses em partidas amistosas e oficiais — sendo duas derrotas nos dois duelos mais recentes. Já os alemães venceram três jogos, empataram cinco e perderam um. Além disso, os dois países acabaram eliminados precocemente na Liga das Nações da Uefa.
Na Copa deste ano, o Brasil está no Grupo G e pode reencontrar as duas seleções no mata-mata. São vários os cenários, mas se considerarmos que a seleção brasileira vai terminar em primeiro em sua chave, assim como a Alemanha (Grupo E) e a Bélgica (Grupo F), o time comandado por Tite pode cruzar caminho com os alemães nas oitavas, e enfrentar os belgas na final.
Por estarem em chaves próximas, Alemanha e Bélgica também podem se enfrentar direto nas oitavas se uma das seleções terminar em primeiro e a outra em segundo em seus grupos. Dependendo da colocação do Brasil, o escrete canarinho fica em situação de reencontrar uma das duas equipes apenas na grande decisão.
Se chegarem a se enfrentar no Qatar, o Brasil terá a chance de acabar com um 'fantasma' das últimas edições. Se perder, aumentará o drama das eliminações recentes e ficará mais de 20 anos sem levantar a taça Jules Rimet — a última vez foi em 2002.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.