Jornal: Veto a cerveja no Qatar pode custar R$ 255 mi à Fifa em patrocínio
Classificação e Jogos
A decisão de última hora do governo do Qatar de proibir o consumo de bebidas alcoólicas nos entornos dos estádios durante a Copa do Mundo pegou o planeta de surpresa. Além de toda a repercussão internacional do veto imposto à Fifa, a mudança pode ter um grande impacto financeiro na entidade máxima do futebol.
A Budweiser, patrocinadora oficial de cervejas do evento, pode exigir que a Fifa "compense" a decisão repentina reduzindo o acordo fechado com a marca para a próxima Copa em cerca de R$ 255 milhões. A informação é do jornal britânico 'The Sun'.
De acordo com a publicação, a Budweiser e a Fifa possuem um contrato no valor de R$ 606 milhões para a parceria no Mundial de 2026, que seria reduzido para R$ 351 milhões com a exigência devido à reviravolta no Qatar. O acordo para o evento de 2022 gira em torno de R$ 414 milhões.
Vale destacar que o veto não impediu a comercialização de cervejas sem álcool nos palcos dos jogos durante a Copa.
Inicialmente, o acordo entre a Fifa e as autoridades do Qatar previa a venda de álcool no perímetro dos estádios durante a Copa. A comercialização aconteceria três horas antes e uma hora após as partidas do torneio, mas o país do Oriente Médio voltou atrás ontem (18), a dois dias do início da competição.
Agora, a cerveja com álcool passará a ser vendida apenas nas Fan Fests e nas áreas VIPs do estádio. O preço de um copo de 500 ml gira em torno de R$ 75.
"Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar", afirmou a Fifa, em comunicado.
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