Sim, a Copa começou hoje; Breve guia do Mundial para desavisados
Classificação e Jogos
Dizem que o brasileiro gosta de fazer tudo de última hora. O professor pode avisar no começo do semestre a data da prova, mas é só na véspera dela, de preferência na noite da véspera, é que o caderno será aberto para ser estudado. Vale para compras de Natal, cuja data é conhecida com o máximo de antecedência, e até para Copa do Mundo.
O Mundial começou hoje, às 13h, e muita gente, até a bola rolar, não sabia nem quem ia jogar. Quando muito, sabia só que o primeiro jogo do Brasil é na quinta-feira, porque está ansioso por poder sair mais cedo do trabalho ou da escola.
Se você é uma dessas pessoas, esse guia vai te salvar.
Quem é o favorito para vencer a Copa?
O brasileiro sempre quer saber se a seleção tem chance de ganhar, para não criar muitas expectativas. Mas em toda Copa elas são criadas de uma forma ou de outra. Desta vez, com razão. A seleção venceu 14 de 17 jogos das Eliminatórias (uma partida contra a Argentina foi cancelada) e tomou míseros cinco gols. Nada mais justo que seja vista como favorita, junto com a própria Argentina (que também não perdeu nas Eliminatórias, e ainda venceu a Copa América do ano passado), França e Espanha.
Que horas vão ser os jogos da Copa?
Praticamente em horário comercial no Brasil. São quatro horários padrões de jogos na fase de grupos, a cada três horas: às 7h, às 10h, às 13h e às 16h. Na última rodada e no mata-mata as partidas são às 12h e às 16h. A competição vai ser mais rápida que de costume, terminando em menos de um mês, no dia 18.
Quem são os craques do futebol?
A temporada passada foi do centroavante francês Benzema, eleito o melhor do mundo, levando o Real Madrid ao título da Liga dos Campeões. Mas ele foi cortado da seleção da França e está fora do torneio. Com a queda de rendimento de Messi (agora no PSG) e Cristiano Ronaldo (no Manchester United), o primeiro escalão do futebol mundial agora tem novos nomes. O senegalês Mané é um deles, mas se machucou e não vai jogar a Copa. A lista também tem o De Bruyne (belga do Manchester City que fez uma lambança no último amistoso antes da Copa), Lewandowski (atacante polonês do Bayern de Munique), Salah (não joga a Copa porque o Egito não se classificou) e Haaland (norueguês, no mesmo caso do Salah).
Quais são os jogos imperdíveis?
Vai do seu gosto. Se você é do tipo que, mesmo chegando atrasado, adora o clima de Copa do Mundo, todo jogo é imperdível. Mas se o tempo é curto, e a paciência para jogo ruim também, anota aí: Portugal x Gana (quinta, 24, às 13h), Inglaterra x EUA (sexta, 25, às 16h), Argentina x México (sábado, 26, às 16h), Espanha x Alemanha (domingo, 27, às 16h), Portugal x Uruguai (segunda, 28, às 16h), Polônia x Argentina (quarta, 30, às 16h), Croácia x Bélgica (quinta, 1, às 12h), Gana x Uruguai (sexta, 2, às 12h). E, depois disso, os mata-matas.
Por que a Copa está sendo em novembro?
Porque faz muito calor no Qatar no verão. Não que isso seja uma novidade — os termômetros chegaram a marcar 46º C em um jogo da Copa de 1994 nos EUA —, mas o Qatar, além disso, tem um clima árido. Os jogos da Copa vão acontecer em estádios climatizados, mas torcedores e trabalhadores do Mundial têm de andar na rua, e no verão isso é quase insuportável. Então todo o calendário do futebol mundial foi adaptado para a Copa bem no meio da temporada europeia. No caso do futebol brasileiro, as competições terminaram mais cedo.
Cadê a Itália?
Os italianos deram vexame. Venceram a Euro do ano passado, mas aí conseguiram a façanha de empatarem com a Irlanda do Norte e perderem para a Macedônia, em casa, levando gol aos 46 minutos do segundo tempo. Irlanda do Norte e Macedônia, como você pode imaginar, passam longe de ser seleções fortes. Assim, os italianos vão ver a Copa pela TV, junto com os chilenos (que ganharam a Copa América de 2015 e 2016) e os egípcios (vice-campeões da última Copa Africana). Suécia, Noruega e Argélia também são ausências sentidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.