Topo

Inglaterra vai se ajoelhar em protesto contra racismo na estreia da Copa

Jogadores da Inglaterra ajoelhados antes de partida contra a Hungria, em junho deste ano. - ATTILA KISBENEDEK/AFP
Jogadores da Inglaterra ajoelhados antes de partida contra a Hungria, em junho deste ano. Imagem: ATTILA KISBENEDEK/AFP

do UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2022 14h54

Classificação e Jogos

A seleção inglesa anunciou que utilizará a partida de abertura da Copa do Mundo como uma plataforma de protesto. O técnico Gareth Southgate informou que seus jogadores irão se ajoelhar antes do apito inicial da partida contra o Irã, amanhã, às 10h (de Brasília). O gesto é uma ação antirracista.

"Discutimos sobre ajoelhar, e chegamos à conclusão que devemos fazer isso", disse Southgate em entrevista coletiva. "É o que acreditamos como time, e temos feito isso por muito tempo", adicionou.

Os jogadores da Inglaterra se ajoelham antes de todas as partidas desde a morte de George Floyd, em junho de 2020. O assassinato do homem negro norte-americano impulsionou o movimento "Black Lives Matter", espalhando manifestações antirracistas e contra a violência policial por todo o mundo.

A iniciativa também acontece no Campeonato Inglês, mas não é um protesto fixo até hoje. "Claro que entedemos as razões para os clubes da Premier League decidirem fazer isso apenas em alguns jogos, grandes ocasiões", declarou Southgate, que completou:

"Mas acreditamos que essa é a maior (ocasião, é um posicionamento forte, que vai se espalhar pelo mundo, particularmente para as pessoas jovens. Desejamos que todos percebam que inclusão é muito importante", finalizou.

Quem deve ser o 'camisa 9' da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 8328 votos
44,52%
ANADOLU AGENCY / GETTY IMAGES
43,05%
FRANCK FIFE / AFP
12,43%
Lucas Figueiredo/CBF