Topo

Jogaria hoje? Emerson Sheik já foi o camisa 10 da seleção do Qatar

do UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2022 15h00

Classificação e Jogos

No jogo de abertura da Copa do Mundo do Qatar, o Equador venceu facilmente os donos da casa por 2 a 0, dois gols do meio campo Enner Valencia. Chamou a atenção a falta de poder ofensivo da seleção anfitriã, que pouco incomodou a meta do goleiro Hernán Galíndez nos dois tempos. Com apenas 45% de posse de bola e cinco chutes, sendo nenhum no alvo, os qataris decepcionaram na estreia.

Com dez dos 26 convocados sendo estrangeiros, o Qatar, que participa pela primeira vez de uma Copa do Mundo, tem como tradição ter a seleção composta por jogadores que não são nascidos lá. Nessa história, que começou em 1974 com a filiação do país à Fifa, alguns brasileiros conseguiram deixar seu nome marcado na história.

Sheik brasileiro

O caso mais conhecido é o de Emerson Sheik. Ídolo do Corinthians, o atacante jogou no Al-Sadd por quatro anos (de 2005 a 2009) — na época, eram necessários apenas dois anos de residência num determinado país para poder se naturalizar. Por isso, Emerson defendeu o Qatar em três partidas, uma delas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

"Tinha um contrato longo com o Al-Sadd, ele me falou sobre essa possibilidade de tirar a cidadania e jogar na seleção do Catar. Eu gostava de lá e aceitei sem problema", disse Sheik, que é nascido em Nova Iguaçu-RJ, ao Diário de São Paulo em 2010.

Sheik, que ganhou esse apelido após voltar para o Brasil para jogar no Flamengo em 2009, jogou dois amistosos pela seleção do Qatar, e uma terceira partida, contra o Iraque, nas Eliminatórias da Copa de 2010. A vitória por 2 a 0 contra o Iraque foi sua partida de despedida da seleção, pois foi impedido pela Fifa de jogar outros jogos pela seleção qatari.

Emerson havia disputado a sul-americana de 1999 pela seleção brasileira sub-20, o que lhe impedia de atuar por qualquer outra seleção. O jogador foi impedido de voltar a atuar pelo Qatar, que quase foi punido pela escalação do jogador, mas foi absolvido porque Emerson havia jogado no Brasil com outro nome.

Quem vai marcar mais gols na Copa do Mundo do Qatar?

O jogador inclusive teve que pagar uma multa de 70 mil reais e prestar serviços comunitários durante 18 meses após ser pego, em 2006, pela Polícia Federal, com documentos falsos. Emerson, que na verdade se chama Marcio, adulterou seus documentos para que tivesse três anos a menos.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola