Árbitro brasileiro Raphael Claus bate recorde de acréscimos em jogo de Copa
Classificação e Jogos
A seleção brasileira ainda não estreou na Copa do Mundo do Qatar, mas já tem brasileiro fazendo história na competição. O árbitro Raphael Claus, que atuou na vitória da Inglaterra sobre o Irã por 6 a 2, pelo Grupo B da competição, estabeleceu um novo recorde, com os acréscimos mais longos da história dos Mundiais — exatamente 14 minutos e oito segundos no primeiro tempo, e 13 minutos e oito segundos na etapa complementar, de acordo com o OptaFacts.
Mesmo com tanto tempo de acréscimo, o jogo durou ainda mais que o planejado. Claus deu 14 minutos de acréscimo no primeiro tempo e dez no segundo. No entanto, perto do fim do tempo adicional no fim do jogo, o árbitro brasileiro foi chamado pelo VAR para revisar um possível lance de pênalti - que foi marcado e convertido pelos iranianos —, e o jogo ganhou mais três minutos.
Além de ser o maior tempo de acréscimo total de uma partida em uma Copa do Mundo: 27 minutos e 16 segundos, os recordes de cada um dos tempos foram quebrados na partida.
Apesar de o tempo parecer exagerado, tudo pode ser explicado. No primeiro tempo, o goleiro iraniano Alireza Beiranvand se chocou com um companheiro de equipe. Com o nariz sangrando, o arqueiro - que teve suspeita de concussão - ficou muito tempo caído, chegou a trocar de roupa para voltar à partida, mas acabou substituído - deixando o campo de maca.
Já na segunda etapa, as duas equipes realizaram cinco substituições cada e um jogador do Irã ficou caído em campo por alguns minutos, sofrendo com câimbras. Além disso, o grande número de gols - e consequentes revisões - fez com que o jogo ficasse parado por alguns minutos.
Outra marca histórica da partida foi registrada pelo centroavante iraniano Mehdi Taremi, autor do segundo gol do Irã. O tento foi anotado aos 53 minutos da segunda etapa e se tornou o mais tardio na história das Copas do Mundo - sem contar jogos com prorrogação.
Reações dos internautas
O tempo adicional que foi quase uma prorrogação causou surpresa entre os torcedores que acompanharam a partida. A maioria dos espectadores, no entanto, gostou da novidade, defendendo que Raphael Claus trabalhou pelo bem do entretenimento. Na opinião de alguns brasileiros, foi uma tentativa frustrada de 'apagar' o o 7 a 1 com uma goleada maior. Veja algumas reações:
Complemento do Grupo B
Com a goleada sobre o Irã, a Inglaterra assumiu a liderança do Grupo B da Copa do Mundo. Hoje (21), às 16h (de Brasília), País de Gales e Estados Unidos fazem o segundo jogo da chave.
Na próxima rodada, a Inglaterra enfrenta os Estados Unidos. A partida acontece na próxima sexta-feira (25), às 16h (de Brasília). A seleção iraniana volta a campo no mesmo dia contra o País de Gales, às 7h (de Brasília).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.