Romário escreve carta a Neymar antes da Copa: 'Seja você mesmo'
Classificação e Jogos
Tetracampeão com a seleção brasileira em 1994, Romário escreveu uma carta a Neymar a três dias da estreia da seleção brasileira Copa do Mundo do Qatar. O ex-atacante recordou sua época com o escrete canarinho, falou sobre sua semelhança com o atual camisa 10 e mandou uma mensagem especial para a conquista do hexa: "Seja você mesmo".
"Fala, Neymar? Tá chegando a hora, hein? Aquele momento que separa os meninos dos homens. Sei que você já deve, a essa altura do campeonato, ter escutado muita bobagem, muita crítica, muita encheção de saco de gente que vive de dar opinião na vida e na carreira dos outros. Então, a primeira coisa que eu quero te dizer é o seguinte: eu não vim aqui c**** regra sobre o que você deve ou não deve fazer", iniciou o Baixinho.
"Eu, Romário, sei perfeitamente o que você está sentindo. (...) Como você, eu vim de longe, de muito longe, e tive de tomar muita pancada para ser jogador de futebol e conquistar o que conquistei. Então, peixe, a primeira coisa que eu quero te falar é a seguinte: seja você mesmo. Vão te criticar de qualquer forma? Mas a imprensa, a torcida e até mesmo os adversários só admiram a gente quando sentem que há verdade nas nossas atitudes. E você sabe bem onde um jogador conquista isso, né? No campo", acrescentou.
Ao todo, Romário disputou 70 jogos oficiais pela seleção brasileira e marcou 56 gols, segundo o colunista do UOL Rodolfo Rodrigues. Além do tetracampeonato mundial, o ex-atacante conquistou a Copa das Confederações de 1997. Ele, no entanto, não disputou as Copas de 1998 e de 2002.
"Numa boa, faça a sua parte dentro de campo e tente esquecer o resto, todo esse barulho que vem de fora. É o que sempre falo: quem precisa ter boa imagem é aparelho de TV. Continue não dando importância para o que os outros vão comentar sobre você. A torcida brasileira, muitas vezes, não sabe como é difícil disputar em alto nível uma Copa, um torneio que não dá chance pra erro", continuou, direcionado a Neymar.
Ele, no entanto, fez uma ponderação. "Mas aqui tem um ponto que eu gostaria de reforçar. Mais do que ninguém, é impossível conquistar qualquer coisa sozinho. Eu sei que você sabe disso", disse.
Na sequência, ele desmentiu a história de que "Romário venceu a Copa de 94 sozinho", fazendo questão de exaltar seus ex-companheiros e a atmosfera na campanha da seleção. Ele também passou outra instrução pertinente: "Mas, sendo quem a gente é, nunca podemos fugir à responsabilidade de colocar as coisas em seu devido lugar. De bater no peito e pedir a bola na hora que a Seleção mais precisar."
Por fim, Romário desejou boa sorte a Neymar, que está indo para a sua terceira participação em uma Copa do Mundo. "Agora é sua vez, parceiro! Confio em você. Ou melhor, o Brasil confia em você. (...) Ninguém mais do que você merece trazer esse hexa pra casa.", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.