Xadrez com plug anal: foto de Messi e CR7 remete a jogo polêmico
Classificação e Jogos
A campanha publicitária da Louis Vuitton com os astros do futebol Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, em uma disputa de xadrez, passou dos 32 milhões de curtidas no Instagram. A imagem, que não juntou de fato os dois jogadores, remeteu ao diagrama dos enxadristas Magnus Carlsen contra o Hikaru Nakamura, que ocorreu em 2017.
A partida em questão, aconteceu no dia 8 de novembro de 2017, quando os Grandes Mestre (principal título no jogo de xadrez) se enfrentaram em Stavanger, na Noruega, e chegaram à mesma posição em que aparecem os jogadores Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Em uma análise do jogo, Messi, responsável pelas peças pretas, é quem deve dar o próximo passo. Já Cristiano, com as brancas, está com o seu rei encurralado. Isso impede que um xeque-mate aconteça, o que encerraria o duelo.
Messi pode dar vários xeques em Cristiano Ronaldo, mas ele conseguirá escapar sempre.
Enxadristas envolvidos em polêmica de trapaça
Magnus Carlsen é norueguês e considerado um prodígio no xadrez. Atual pentacampeão mundial se viu em um escândalo, quando em setembro deste ano, perdeu para o enxadrista americano Hans Nimann, de 19 anos, que foi acusado de trapacear usando um plug anal em um jogo contra Carlsen.
A partida aconteceu na Sinquefield Cup, um torneio que acontece nos Estados Unidos e pôs fim à invencibilidade de Carlsen que já durava dois anos. Após o ocorrido, Carlsen resolveu se retirar da competição.
A teoria foi criada por um streamer que afirmou a trapaça com plugs anais, que possibilitaram que o jogador, por meio de vibrações em código morse, recebesse dicas dos movimentos que deveriam ser realizados.
Segundo o Wall Street Journal, que teve acesso a um relatório de investigação feito pela plataforma Chess.com, Niemann teria trapaceado em mais de 100 partidas on-line até o ano de 2020.
Processo
Após as acusações, Hans Niemann, entrou com um processo contra o grão-mestre norueguês, o site chess.com e contra o enxadrista Hikaru Nakamura, pedindo cerca de U$ 100 milhões (R$ 522 milhões), por considerar as denúncias contra ele, um "complô", para prejudicar sua carreira. A ação está em andamento no Tribunal Distrital do Leste do Missouri, nos Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.