Topo

Derrota da Argentina 'serve de alerta' para o Brasil na Copa, diz Lúcio

22/11/2022 10h08

Classificação e Jogos

A derrota da Argentina para a Arábia Saudita foi a primeira grande zebra na Copa do Mundo do Qatar. Para o ex-jogador Lúcio, campeão com a seleção brasileira em 2002, o resultado surpreendente pode servir de alerta para o Brasil.

No UOL News Copa, transmitido pelo UOL Esporte todos os dias às 9h (horário de Brasília), os comentaristas Renato Maurício Prado e Rafael Oliveira conversaram com o ex-zagueiro.

"Acredito que serve de alerta sim. A gente sabe que a evolução do futebol mundial tem sido muito grande. Hoje países como a gente viu, a Arábia Saudita, e vários outros que vêm evoluindo, agregando profissionais de outros países, com mais experiência, então tudo isso agrega muito e faz com que os países que não tinham tradição nenhuma façam partidas, ganhem jogos, como aconteceu hoje", disse.

"E sem dúvida, a gente aprende muitas vezes com os erros dos outros. Então serve sim de alerta para o Brasil estar cada vez mais com o pé no chão, concentrado, saber que não tem mais ninguém bobo no futebol hoje em dia", completou.

Maior zebra possível

Para Renato Maurício Prado, não veremos nesta primeira rodada um placar mais surpreendente do que este revés argentino, dado o tamanho do favoritismo que existia para a equipe de Messi.

"É a maior zebra possível dessa primeira rodada. Não há outro jogo que tivesse um favoritismo tão absurdo como esse da Argentina", disse Renato Maurício Prado.

"Uma zebraça. Eu esperava da Arábia Saudita uma capacidade para competir neste grupo pela segunda posição. A Arábia Saudita em parte do ciclo na Ásia foi a melhor seleção do continente, e porque tem um treinador que para mim é um grande personagem. Mas vencer a Argentina, de virada, na estreia, uma Argentina embalada, candidata forte ao título... aí não dava para esperar", disse Rafael Oliveira.

Ainda dá para os argentinos

Se a derrota surpreendeu e gerou centenas de memes, talvez seja melhor ainda não descartar os argentinos da briga pela taça. Esse é o conselho do comentarista Renato Maurício Prado.

"Acho que a Argentina tem time, tem jogadores para se recuperar, mas hoje deu tudo errado", disse.

Zebra australiana?

Ainda hoje teremos mais uma seleção favorita em campo. A França, atual campeã, vai encarar a Austrália em jogo com claro favoritismo da seleção europeia. Seria esta uma potencial zebra do tamanho da que aconteceu com a Argentina?

"Acho que a Argentina contra a Arábia Saudita é mais zebra pelo momento que a Argentina chegava. Porque pra mim a Austrália é pior que a Arábia Saudita, então a Austrália vencer a França seria uma zebraça. Só que a França está com tantos problemas que a gente olharia e diria: 'é, mas a França está tão arrebentada'", disse Rafael Oliveira.

Recado do Baixinho

A carta de Romário para Neymar também foi assunto para a conversa com Lúcio. O ex-zagueiro fez questão de reforçar a necessidade de que o grupo todo esteja encaixado para a disputa da Copa, sendo isso mais importante do que o brilho de um só jogador.

"Vindo de um jogador que é um ídolo mundial, sem dúvida isso dá muita motivação, alegria, satisfação. Tanto para o Neymar quanto para o grupo também. Como ele deixou claro, uma Copa do Mundo não se ganha sozinho, e está certíssimo. Não adianta um ataque fazer dois gols e a defesa sofrer três. Então, para isso, o time, o grupo, tem que estar bem encaixado", disse.

Argentinos provocam Dani Alves

Nas arquibancadas do Lusail Stadium, o lateral brasileiro Daniel Alves foi alvo da torcida argentina com uma faixa feita especialmente para ele.

"Faz parte das provocações, da rivalidade. Da mesma forma que hoje vai chover meme de brasileiro dando aquela zuada nos argentinos, os argentinos vão e acham seus alvos também", disse Rafael Oliveira.

Veja o programa na íntegra