Topo

Messi sem rumo e Ronaldo sem clube roubam a cena da terça na Copa do Qatar

Colunista do UOL

22/11/2022 19h55

Classificação e Jogos

A última Copa do Mundo dos dois melhores jogadores do século não será igual depois de uma terça-feira (22) de loucos, que contou com uma zebra que "matou" Lionel Messi e com um 'cartão vermelho diabólico' que mandou Cristiano Ronaldo simplesmente para o olho da rua (ou seria para o inferno, assim como os torcedores do Manchester United tanto dizem?).

lio - Matthias Hangst/Getty Images - Matthias Hangst/Getty Images
Lionel Messi durante a partida contra a Arábia Saudita na Copa do Mundo
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Sem rumo e mirando o chão

O sol recém havia nascido no Brasil quando Lionel Messi correu para o abraço com os seus companheiros ao ver seu nome entrar para a história das Copas, ao lado de Pelé e Cristiano Ronaldo, como um dos únicos jogadores a marcar gols em quatro edições do Mundial. Logo depois, o gênio argentino olhou para o chão por todo o segundo tempo para não ver a primeira zebra da Copa do Mundo do Qatar dar as caras.

A ampla favorita Argentina saiu na frente em seu jogo de estreia, com Messi deixando o seu de pênalti, logo aos 10 minutos, mas levou a virada da Arábia Saudita e acabou nocauteada por 2 a 1, gols de Al Shehri e Al-Dawsari.

Nocaute não é força de expressão. Com a surpreendente derrota, a Argentina perdeu sua longa invencibilidade de 36 jogos — durava desde a derrota para o Brasil na semifinal da Copa América de 2019, em 2 de julho daquele ano.

Argentina perdeu para a Arábia Saudita na estreia na Copa no Qatar - Dylan Martinez/Reuters - 22/11/2022 - Dylan Martinez/Reuters - 22/11/2022
Argentina perdeu para a Arábia Saudita na estreia na Copa no Qatar
Imagem: Dylan Martinez/Reuters - 22/11/2022

Maior zebra da história

Ninguém acreditou. Afinal, a Argentina chegou ao duelo contra a Arábia Saudita com vitórias e títulos convincentes contra potências do naipe de Brasil e Itália. Terceira colocada do ranking da Fifa, a azul e branca buscava seu 37º jogo sem perder, para atingir a maior série invicta da história das seleções masculinas de futebol, e encarava uma mera turista do deserto, a Arábia figurante que ocupa apenas a 51ª colocação na mesma lista.

A derrocada de Messi e companhia entrou para a história também como a maior zebra dos Mundiais, de acordo com os números levantados por Demétrio Vecchioli, colunista do UOL.

'Estamos mortos'

Inigualáveis no drama que confere tons épicos às vitórias e derrotas, os argentinos acusaram o golpe. E ninguém menos que Messi, capitão à deriva, encarou os microfones para dar uma triste definição do que foi a sua terça-feira.

"Estamos mortos. É um golpe muito duro. Não queríamos estrear dessa maneira. Queríamos vencer, para dar tranquilidade. Esse momento é de focar na fortaleza, na união do grupo. É o momento de estarmos mais unidos do que nunca. Agora é passar tranquilidade. Foi um golpe muito duro, uma derrota dolorida. Temos de seguir confiando em nós. Vamos tentar ganhar do México para ver como fica [a situação no grupo]", disse, em tom pesado.

Ochoa defende pênalti de Lewandowski em México x Polônia pela Copa do Mundo 2022                              - AFP                             - AFP
Ochoa defende pênalti de Lewandowski em México x Polônia pela Copa do Mundo 2022
Imagem: AFP

Ochoa dá uma mãozinha...

A aflição de Messi certamente diminuiu depois do chato 0 a 0 entre México e Polônia, que fechou a primeira rodada do Grupo C.

A ausência de gols esteve por um triz. Robert Lewandowski teve um pênalti defendido por Ochoa, que deu uma "mãozinha" a Messi e à Argentina ao permitir que suas outras rivais somassem apenas um ponto depois da rodada.

...e o United dá o vermelho a Ronaldo

Clássico adversário de Messi, e também em sua quinta e última Copa do Mundo da carreira, Cristiano Ronaldo foi para o olho da rua em plena Copa do Mundo. O Manchester United anunciou na tarde de hoje (22) por meio de uma nota oficial ,que o contrato com o português foi rescindido em comum acordo e com efeito imediato.

"O clube agradece a ele pela imensa contribuição durante duas passagens por Old Trafford", divulgou o United, mas com uma alfinetada (de leve) em CR7.

"Todos no Manchester United continuam focados em continuar a evolução do time sob Erik ten Hag e trabalhando juntos para ter sucesso em campo."

cr7 - REUTERS/Craig Brough - REUTERS/Craig Brough
Cristiano Ronaldo não é mais jogador do Manchester United
Imagem: REUTERS/Craig Brough

Caso pensado

Ronaldo marcou 145 gols em 346 jogos disputados pelo clube inglês. Nesta temporada, no entanto, foi titular apenas nove vezes nas 21 partidas que o United disputou. Ele tinha contrato vigente com os Diabos Vermelhos até julho, agora fica livre no mercado da bola para definir seu próximo passo no futebol.

O craque português estreia no Mundial do Qatar às 13 horas (de Brasília) desta quinta-feira (24), contra Gana, pelo Grupo H.

De acordo com o colunista do UOL Bruno Andrade, em Doha, Cristiano Ronaldo fez um pedido na semana passada aos seus representantes e advogados para começar a Copa como jogador livre: "Agora desempregado e, consequentemente, com a cabeça mais leve e limpa, o atacante de 37 anos acredita mais do que nunca que uma prestação de sucesso na Copa vai abrir novamente as portas na Europa", informou.

mba - Clive Mason/Getty Images - Clive Mason/Getty Images
Kylian Mbappe comemora gol da França contra a Austrália
Imagem: Clive Mason/Getty Images

'Rei morto, rei posto'?

A Copa de 2018 terminou com a constante comparação entre o jovem campeão Mbappé e o Rei Pelé. E na estreia no Mundial de 2022, o francês saiu de campo com a cabeça erguida, contrastando com a derrocada dos seus veteranos antagonistas.

Cabeça erguida porque foi exatamente em um cabeceio seu que a França aniquilou de vez a Austrália. Seu gol pôs os Bleus em um calmo céu azul, sem chances à insistente Austrália.

No fim, a França segurou as patas do canguru, goleando por 4 a 1, de virada, no estádio Al Janoub. Mbappé teve companheiros à altura. Contou com dois gols também de Giroud, com a missão de substituir Karim Benzema, cortado da Copa por lesão e atual Bola de Ouro da revista France Football.

E Messi? Vai substituir o amargor da terça para voltar "a nadar no mar de doce de leite", como dizem os argentinos?

Qual será o novo destino de CR7? Para Portugal na Copa, será boa ou ruim sua saída do United?

O argentino gira, e o lusitano roda.