Topo

Capitão Thiago Silva não se afeta por choro de 2014: 'Estou mais preparado'

Thiago Silva em coletiva pré-jogo contra a Sérvia - Igor Siqueira/UOL
Thiago Silva em coletiva pré-jogo contra a Sérvia Imagem: Igor Siqueira/UOL
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

23/11/2022 09h56

Classificação e Jogos

Thiago Silva usará a faixa de capitão da seleção brasileira pela terceira Copa do Mundo consecutiva. Mas as cenas da primeira, em que chorou antes da disputa de pênaltis nas oitavas de final contra o Chile, ainda são assunto.

O zagueiro diz que essa dúvida sobre sua condição emocional são coisas da imprensa. Mas ele próprio, aos 38 anos, se vê mais preparado para exercer a função no Mundial do Qatar.

"Algumas coisas mudam com o passar do tempo. Mais normal e natural de acontecer. Hoje sou com certeza mais bem preparado, às vezes tem que bater a cara na parede para aprender. Não adianta o professor falar, enquanto não me arrebentar todo a gente não aprende e tem que passar por esses processos. Sou bem melhor preparado para esse momento, super tranquilo e super à vontade para agora e isso demonstra o quão respeitoso eu sou. Fico bem tranquilo nesse momento", disse o defensor, que é o segundo mais velho da seleção convocada por Tite, perdendo apenas para Dani Alves, que é reserva e tem 39 anos:

"Estou aproveitando a melhor versão Thiago Silva, com 38 anos estou em um dos melhores momentos da carreira. Como pessoa sou realizado, tenho uma família incrível e isso ajuda muito".

Na Copa passada, em 2018, Thiago Silva também foi capitão na estreia do Brasil. O jogo na ocasião foi contra a Suíça. Desta vez, o adversário é a Sérvia.

A escolha de Tite por Thiago Silva tem como base a longevidade não só de idade, mas também na própria seleção. O zagueiro esteve na Copa de 2010 e é, ao lado de Dani Alves, um dos únicos dois remanescentes daquele grupo ainda a vestir a camisa do Brasil no momento.

"Eu sempre estive bem preparado para todas as situações. Um momento especial e agradeço a comissão técnica pela capitania nesse jogo. Estou preparado e motivado. A gente sabe que é uma competição de tiro curto e temos que estar preparados para o primeiro confronto. Empatar o primeiro e vira pressão para o segundo. A gente sabe da importância do primeiro jogo, o nervosismo. A gente está equilibrado para poder fazer uma boa estreia", completou Thiago Silva.

O Brasil estreia contra a Sérvia amanhã (24), às 16h (de Brasília), no estádio Lusail.

O Vai Se Qatar traz atualizações sobre a Copa com Chico Barney e Fernanda Arantes. CR7 desempregado, Messi leva sermão, previsões de Marcia Sensitiva, 'Periquito Pistola' respondendo perguntas, o que esperar dos próximos jogos e mais! Confira:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Thiago Silva esteve na Copa de 2010, e não na de 2006. O erro foi corrigido.