Topo

Federação alemã se pronuncia após protesto por braçadeira do arco-íris

Árbitro assistente verifica a braçadeira de capitão de Manuel Neuer, da Alemanha, antes da partida contra o Japão - INA FASSBENDER / AFP
Árbitro assistente verifica a braçadeira de capitão de Manuel Neuer, da Alemanha, antes da partida contra o Japão Imagem: INA FASSBENDER / AFP

Do UOL, em São Paulo

23/11/2022 10h47

Classificação e Jogos

A DFB (Federação Alemã de Futebol) se pronunciou sobre o protesto da Alemanha antes do início da partida contra o Japão, hoje, na estreia das duas seleções da Copa do Mundo do Qatar.

Os jogadores da seleção alemã posaram para a foto da formação do time com a mão na boca em protesto pela decisão da Fifa de proibir o uso da braçadeira do 'One Love', que tem as cores do arco-íris e apoia a causa LGBTQIA+.

"Não se tratava de fazer uma declaração política - os direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser dado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso esta mensagem é tão importante para nós", escreveu a DFB no Twitter.

"Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para defender os valores que defendemos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo. Juntamente com outras nações, queríamos que nossa voz fosse ouvida", acrescentou a entidade.

Qual seleção vai mais longe na Copa do Mundo do Qatar?

No início desta semana, a Fifa avisou que o capitão de uma seleção será advertido com um cartão amarelo se usar a faixa de capitão do "One Love" nas partidas da Copa do Mundo.

Após a ameaça, a Alemanha e outros países, como Inglaterra, País de Gales e Bélgica, desistiram de usar a braçadeira.

Na partida de hoje, o capitão da seleção alemã, o goleiro Manuel Neuer, entrou com a braçadeira com a frase "No Discrimination" ("Sem Descriminação"), iniciativa da Fifa contra a discriminação.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola