Topo

Courtois pega pênalti, Bélgica flerta com zebra, mas vence o Canadá na Copa

Batshuayi abre o placar para a Bélgica contra o Canadá na Copa do Mundo  - Jewel SAMAD / AFP
Batshuayi abre o placar para a Bélgica contra o Canadá na Copa do Mundo Imagem: Jewel SAMAD / AFP

Diego Garcia, Gabriel dos Santos e Rodrigo Mattos

Colaboração para o UOL, em Doha (Qatar) e São Paulo

23/11/2022 17h55

Classificação e Jogos

Carrasca da seleção brasileira em 2018, a Bélgica sofreu mais do que o esperado, mas venceu o Canadá por 1 a 0 na estreia da Copa do Mundo do Qatar, hoje (23), no estádio Ahmad bin Ali, pela primeira rodada da fase de grupos do Mundial.

Depois de suportar enorme pressão do Canadá, que viu Davies desperdiçar um pênalti — defendido por Courtois — com 10 minutos de jogo, os belgas abriram o placar com Batshuayi, na reta final do primeiro tempo. Em desvantagem, os norte-americanos seguiram superiores na partida, mas não conseguiram transformar as chances em gols.

Com a vitória, a Bélgica termina a rodada inicial da Copa na liderança do grupo F, com três pontos, enquanto o Canadá, zerado, amarga a lanterna. Marrocos e Croácia, que mais cedo ficaram no 0 a 0, têm um ponto e estão empatados na segunda e terceira colocações da chave.

A próxima rodada do Grupo F será disputada no domingo (27). A Bélgica enfrenta Marrocos, às 10h (de Brasília), enquanto Canadá joga contra a Croácia, às 13h (também de Brasília).

Courtois brilha e salva a Bélgica

O goleiro do Real Madrid viveu mais uma noite inspirada na carreira. Em meio ao domínio canadense, Courtois foi fundamental para frustrar os planos adversários. O belga decidiu pela primeira vez ao defender um pênalti cobrado por Davies, aos 10 minutos do primeiro tempo — marcado com auxílio do VAR, que flagrou um toque no braço de Carrasco dentro da área. Mesmo com a frustração, o Canadá seguiu pressionando e melhor que a Bélgica, exigindo outras boas aparições do camisa 1 ao longo dos 90 minutos.

Courtois defende cobrança de pênalti de Davies, no jogo entre Bélgica e Canadá - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Courtois defende cobrança de pênalti de Davies, no jogo entre Bélgica e Canadá
Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Impedimento controverso e polêmicas

Pouco tempo depois de o Canadá desperdiçar o pênalti, um lance inusitado marcou o duelo no Ahmad bin Ali. Aos 12 minutos, Hazard recuou errado e mandou a bola direto nos pés de Buchanan, que recebeu uma solada de Vertonghen dentro da área. A arbitragem marcou impedimento — mesmo com o passe feito pelo belga — e ignorou a revisão do possível pênalti para os canadenses.

Os canadenses ainda pediram outro pênalti aos 37 minutos, quando Laryea caiu na área após uma disputa com Wistel. O VAR checou o lance e nem sequer chamou o árbitro para revisar no monitor à beira do campo.

Quem não faz...

Depois de muito sofrer, foi a Bélgica quem inaugurou o placar. Aos 43 minutos da etapa inicial, Batshuayi aproveitou lançamento longo de Alderweireld e bateu cruzado, de primeira, para superar o goleiro Borjan.

Astros apagados

A primeira recordação de De Bruyne na Copa do Qatar é bastante discreta. O camisa 7 belga ficou preso na marcação, pouco ajudou na criação e nem de longe lembrou o jogador decisivo que é no Manchester City. Hazard, distante do auge físico e técnico, também passou praticamente despercebido e foi substituído na metade do segundo tempo.

Do lado do Canadá, Davies ficou marcado pela penalidade perdida, apesar de ter participado das principais ações ofensivas da equipe, especialmente no primeiro tempo.

Kevin De Bruyne recebe instruções de Roberto Martinez, no jogo entre Bélgica e Canadá - Catherine Ivill/Getty Images - Catherine Ivill/Getty Images
Kevin De Bruyne recebe instruções de Roberto Martinez, no jogo entre Bélgica e Canadá
Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Canadá diminui ritmo no segundo tempo

Se na etapa inicial, mesmo com a ida ao intervalo atrás no placar, o Canadá sufocou e encurralou a Bélgica, na final o time comandado pelo técnico John Herdman cansou e não conseguiu repetir a pressão dos primeiros 45 minutos. O físico pesou, e os belgas começaram a ter maior controle da posse de bola e, consequentemente, do jogo.

O clima no estádio

A torcida do Canadá não via seu país jogar uma Copa desde 1986, e por isso compareceu em bom número ao Qatar. Os norte-americanos eram maioria no estádio Ahmad bin Ali e faziam bem mais barulho que os belgas, favoritos para vencer.

Concentrados principalmente atrás do gol norte, os canadenses vieram vestidos com as cores do país, rostos pintados, vuvuzelas e fantasias. E se espalharam por todo o estádio, superando até o apoio dos indianos ao time da Bélgica.

Os momentos de maior empolgação foram nos dois lances de VAR que poderiam resultar em pênalti para a equipe. O primeiro foi anotado, mas desperdiçado, enquanto o segundo a arbitragem mandou seguir o jogo. Nos minutos finais, ainda tentaram empurrar o time em uma cobrança de escanteio, mas a equipe não colaborou. Não desanimou o público canadense, que saiu cantando e feliz por rever a seleção em uma Copa do Mundo.

Torcida do Canadá no jogo contra a Bélgica, pela Copa do Mundo do Qatar - Marvin Ibo Guengoer - GES Sportfoto/Getty Images - Marvin Ibo Guengoer - GES Sportfoto/Getty Images
Torcida do Canadá no jogo contra a Bélgica, pela Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Marvin Ibo Guengoer - GES Sportfoto/Getty Images

Lukaku nas arquibancadas

Fora da estreia da Bélgica por causa de uma lesão na coxa, o centroavante esteve nas tribunas do estádio Ahmad bin Ali e acompanhou a partida. Mesmo com o problema físico, ele não foi cortado da Copa pelo técnico Roberto Martínez e trabalha para ficar à disposição nas próximas partidas.

FICHA TÉCNICA

BÉLGICA 1 x 0 CANADÁ

Competição: Copa do Mundo, 1ª rodada do Grupo F
Data e horário: 23 de novembro de 2022 (quarta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan (Qatar)
Árbitro: Janny Sikazwe (Zâmbia)
Assistentes: Jerson dos Santos (Angola) e Arsenio Marengula (Moçambique)
VAR: Juan Soto (Venezuela)
Público: 40.432
Cartões amarelos: Carrasco, Meunier, Onana (BÉL); Davies, Johnston (CAN)

Gol: Batshuayi (BÉL), aos 43'/1ºT

BÉLGICA: Courtois; Dendoncker, Alderweireld e Vertonghen; Castagne, Witsel, Tielemans (Onana), De Bruyne e Carrasco (Meunier); Batshuayi (Openda) e Hazard (Trossard). Técnico: Roberto Martínez

CANADÁ: Borjan; Johnston, Steven Vitória e Miller; Laryea, Hoilett (Larin), Hutchinson (Koné), Eustáquio (Osorio) e Davies; Buchanan (Millar) e Jonathan David. Técnico: John Herdman

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola