Suíça vence Camarões com gol especial em 1º jogo do grupo do Brasil na Copa
Classificação e Jogos
Adversários da seleção brasileira na primeira fase da Copa do Mundo do Qatar, Suíça e Camarões fizeram na manhã de hoje (24) o jogo de abertura do Grupo G. E deu Suíça. O time europeu venceu por 1 a 0 com um gol mais do que especial, marcado por Embolo, atacante que nasceu no país africano e se naturalizou suíço em 2014. Veja aqui o gol da partida.
Superior no primeiro tempo, Camarões criou as melhores oportunidades no primeiro tempo. Mas o time suíço voltou reorganizado do intervalo e, em uma jogada muito bem trabalhada logo aos 2min, conseguiu achar Embolo para marcar o único gol da partida.
O Brasil faz a sua estreia no Qatar às 16h (de Brasília) desta quinta-feira, em jogo contra a Sérvia, no estádio Lusail Iconic, na cidade de Lusail. A segunda rodada do grupo G será disputada na próxima segunda-feira (28), com Camarões x Sérvia às 7h e Brasil x Suíça às 13h.
Com o resultado sobre Camarões, a Suíça soma os três primeiros pontos do grupo G e larga na frente. Para assumir a liderança, a seleção de Tite precisa de uma vitória por dois gols de saldo —ou, caso vença por um gol de diferença, precisa marcar mais de um gol diante dos sérvios.
A posse é Suíça, mas o perigo é camaronês
Com o técnico Tite e sua comissão técnica certamente de olho, Suíça e Camarões iniciaram a partida com as seguintes configurações: esquemas bem parecidos, no 4-3-3, com os dois pontas voltando para marcar, o que acabou deixando o jogo travado em boa parte do primeiro tempo. Os europeus tinham mais posse de bola em seu campo de ataque, mas quase sem levar perigo, enquanto os africanos, mais recuados, eram extremamente perigosos no contragolpe. Foi dessa forma que os camaroneses fizeram o goleiro Sommer ser mais exigido que Onana.
A posse de bola se equilibrou com o passar da etapa inicial, mas o cenário não mudou muito. Perigo a favor da Suíça, só mesmo em um escanteio já nos acréscimos com Akanji cabeceando completamente livre, mas para fora.
Intervalo faz (muito) bem à Suíça
Mas se a Suíça não soube muito bem o que fazer com a bola no primeiro tempo, a história mudou na etapa inicial, e não precisou de muito tempo. Freuler deu ótima bola para Shaqiri, que cruzou rasteiro da direita, de primeira, e encontrou Embolo, que bateu de primeira para abrir o placar, logo aos 2min.
Embolo, o camaronês-suíço, não comemora
E aqui, cabe uma atenção especial para o autor do gol: Breel Embolo, personagem de destaque do jogo antes mesmo do apito inicial. O atacante de 25 anos, destaque do Monaco-FRA, nasceu em Camarões, mas é naturalizado suíço desde 2014. O momento especial em campo fez Embolo não comemorar o gol que abriu o placar na partida, em respeito ao seu país de origem.
Camarões tenta, mas não consegue reagir
Atrás no placar, Camarões naturalmente saiu mais para o jogo, mas encontrou dificuldades para superar a defesa suíça. Foi, inclusive, o time europeu quem, com espaço para contra-atacar, mais levou perigo na sequência do jogo.
O melhor: Shaqiri
Além da assistência para o gol de Embolo, ajudou a Suíça a controlar bem a posse de bola e ainda deu uma força na defesa para segurar o placar.
Pior público da Copa do Qatar
O jogo entre Camarões x Suíça foi o primeiro da Copa do Qatar-2022 com espaços vazios na arquibancada. Pouco mais da metade dos lugares estava ocupada no início da partida no Al Janoub, que tem capacidade para 44 mil lugares.
O estádio foi enchendo com o decorrer da partida, e, apesar do número divulgado pela Fifa, a impressão era de um público inferior na visão de dentro do estádio. Por enquanto, é o pior público desta Copa, superando os 39.369 de México x Polônia.
A Copa do Qatar tem tido estádios cheios, mas com alguns espaços nas arquibancadas. A Fifa tem divulgado sempre públicos até acima da capacidade do estádio.
Ficha técnica
Suíça 1 x 0 Camarões
Competição: 1ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Al Janoub, em Al-Wakrah (QAT)
Data e hora: 24 de novembro de 2022, às 7h (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Público: 39.089
Cartões amarelos: Collins Fai (CAM); Elvedi e Akanji (SUI)
Gol: Embolo (SUI), aos 2min do segundo tempo
Suíça: Sommer, Widmer, Elvedi, Akanji e Rodriguez (Comer); Freuler, Xhaka, Sow (Okafor), Vargas (Rieder) e Shaqiri (Frei); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin
Camarões: Onana, Nkoukou, Collins Fai, Castelletto e Tolo; Anguissa, Gouet e Hongla (Ondoua); Ekambi (Nkoudou), Choupo-Moting (Aboubakar) e Mbeumo (Ngamaleu). Técnico: Rigobert Song
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.